É da mistura do figo com amêndoas, medronho, erva-doce, limão, cacau e especiarias, tudo prensado, que resulta o queijo de figo.

Desde a entrada à sobremesa, são inúmeras as possibilidades de ligação deste ícone da gastronomia algarvia. A iniciar uma refeição, acompanha bem com ostras e foie gras, e na tábua de queijos estabelece interessantes ligações que se revelam em inesperadas e emocionantes sensações gustativas. Bombom de queijo de figo recheado com queijo de cabra é outra forma de degustar uma ligação agridoce.
Em pratos principais, o queijo de figo pode ser utilizado em pratos de lavagante ou peito de pato. Como sobremesa, gelado de queijo de figo perfumado com aguardente de medronho algarvio é uma receita com créditos firmados.
Nas bebidas, harmoniza bem com qualquer boa aguardente, nomeadamente a de medronho algarvio, vinhos do Porto Tawnies e colheitas com idades superiores a 10 anos. Para momentos especiais, o queijo de figo pode ser harmonizado com champanhe. Com chá dispensa o açúcar e com café é uma agradável surpresa.
Confeccionado com ingredientes na sua maioria algarvios (amêndoa e figos do barlavento algarvio, limão de Algoz), o queijo de figo é um produto sem conservantes e embalado a vácuo para preservar o sabor e frescura do alimento.
Em termos de preservação, não obstante o previsto em termos legais (2 anos), experiências realizadas por José Pinheiro, autor do projecto e chefe de cozinha do restaurante Eira do Mel, em Vila do Bispo, permitem concluir sobre a longevidade do queijo de figo. O chefe chama-lhe mesmo "produto de cave" e afirma que pode desenvolver nuances aromáticas ao longo dos anos. Como tal, aguarda a realização de novas análises que fixem uma data de validade superior.
Com um investimento inicial de 50 mil euros, a capacidade máxima de produção diária é de 100 kg. Receita tradicional melhorada, encontra-se disponível em embalagens de 100 gramas nos mais conceituados espaços gourmet, onde o preço varia entre os 4,20 e os 5 euros.

Onde se vende o Queijo de Figo

- Lisboa:
A Vida Portuguesa
Delidelux
Coisas do Arco do Vinho
Mood
Gourmet do Jumbo das Amoreiras

- Algarve:
Supermercados Apolónia
Garrafeiras Soares
Garrafeira Veneza
1000 Sabores (Lagos)
Quinta do Barranco Longo (Algoz)
Quinta do Martinhal (Sagres)
Hotel Memmo (Sagres)
Mercearia da Aldeia da Pedralva

- Norte:
A Vida Portuguesa (Porto)
O Gaveto (Espinho)

- Lojas Club del Gourmet do El Corte Inglés (Portugal)

 

Receitas do Chefe José Pinheiro:

Bombom de queijo de figo com queijo de cabra

Terrina de foie gras comqueijo de figo

Peito de pato com molho de vinho do Porto e queijo de figo da Eira do Mel

Fotografias: Humberto Mouco

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.