As receitas do livro foram retiradas do caderno manuscrito de Maria Henriqueta Leal Sampaio, sobrinha do historiador Alberto Sampaio, que o redigiu entre finais do século XIX e o primeiro quartel do século XX.

No livro consta um conjunto significativo de receitas de biscoitos, bolachas, bolinhos, bolos, doces de colher, doces de fruta, fritos (doces), morcelas e chouriços doces, pães e pãezinhos, pastéis, pudins.

Contém ainda várias receitas da Pastelaria Bezerra, de Vila Nova de Famalicão, e do convento de Santa Clara de Guimarães, entre as quais o toucinho-do-céu e as tortas de Guimarães, bem como do convento de Vairão, em Vila do Conde.

A apresentação do livro estará a cargo das autoras dos textos de enquadramento do caderno de receitas – Maria Adelaide Sampaio da Nóvoa de Faria, sobrinha bisneta da autora do Livro de Receitas, e de Isabel Maria Fernandes, ex-diretora do Museu de Alberto Sampaio e estudiosa da gastronomia minhota.

Maria Henriqueta Leal Sampaio nasceu em Guimarães mas mais tarde iria para Famalicão, tendo vivido na Casa da Boamense, na freguesia de Cabeçudos, e depois na Casa do Mosteiro de Landim, propriedade onde viria a falecer.

O livro, com 196 páginas e capa dura forrada a tecido preto, é edição da "Despertar Memórias", sediada em Guimarães e vocacionada para a edição de publicações relacionadas com o património e a cultura.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.