1. Bolo de chocolate do Apetites de Casa

O que achava se alguém juntasse um leve creme de chocolate ao tradicional pão de ló de chocolate? Se a ideia lhe parece apelativa então vai gostar desta sobremesa. Vendido à fatia ou inteiro, o famoso bolo do Apetites, comercializado na Foz, destaca-se pela sua textura aveludada e cremosidade. Em 2013 foi eleito pela Time Out como o Melhor Bolo de Chocolate do Porto.

2. Éclair de chocolate da Leitaria da Quinta do Paço

Nasceram em Paços de Ferreira, instalaram-se na baixa do Porto mas, hoje em dia, a sua fama já se espalhou pelo país fora. Apesar dos diferentes sabores, que vão desde o limão aos frutos vermelhos, nada como experimentar aquele que é considerado o clássico da casa: o éclair com cobertura de chocolate, confecionado artesanalmente e com matérias-primas de qualidade.

3. Mousse de Chocolate do Pap’açorda

Com portas abertas desde em 1981 e depois de ter mudado de morada (agora está no Mercado da Ribeira), é na carta das sobremesas que se esconde aquele que é um dos doces mais famosos do emblemático restaurante lisboeta: a mousse de chocolate negro. “Imbatível” ou “foi a melhor que já comi na vida” são alguns dos elogios tecidos pelos utilizadores do TripAdvisor.

4. Hot Fudge Brownie do Hard Rock Café

Se é fã de brownie, chocolate derretido, gelado de baunilha, chantilly e nozes picadas então vai adorar esta sobremesa que é uma verdadeira bomba calórica. A melhor parte é que pode desfrutar desta pequena perdição sempre que lhe apetecer uma vez que o Hard Rock Café, localizado no antigo edifício do cinema Condes, está aberto todos os dias até às 02:00.

5. Bolo de chocolate do Landeau

O nome do estabelecimento é francês mas o bolo é 100% português, tendo, em 2009, conquistado o título de ‘Melhor Bolo de Chocolate de Lisboa’ pela revista Time Out. De acordo com o site TripAdivsor, é a combinação de diferentes texturas – base pão de ló, camada de mousse e cobertura de cacau em pó - que fazem as delícias dos viciados em chocolate. Se passar por um dos espaços do Landeau acompanhe a fatia com um cálice de vinho do Porto.

6. Brigadeiros do Brigadeirando

Localizado no LxFactory, este é um espaço que, tal como o próprio nome indica, é especializado em brigadeiros. Nutella, coco, flor de sal, morango e avelã são alguns dos sabores disponíveis. Bolos à fatia, tarteletes, gelados, salame e panquecas -  tudo com recheio de brigadeiro – são outras das delícias que poderá encontrar por lá. O difícil vai ser mesmo escolher.

7. Macarons de chocolate da Ladurée

Foi no ano passado que a famosa casa de chá parisiense chegou à capital e consigo trouxe os tão cobiçados e afamados macarons. Mas no que consiste este pequeno pedaço de céu? No fundo são duas bolachas de merengue que, dependendo do sabor, podem ser recheadas com butter cream, geleia ou ganache. Para os chocoholics  aconselhamos o de chocolate que é um dos dez sabores disponíveis durante todo o ano.

8. Bombons da DENEGRO!

São a primeira oficina artesanal de chocolates nacional e, diariamente, oferecem ao público uma grande variedade de chocolates frescos onde se destacam os bombons confeccionados com diversos tipos de chocolate. Ao todo são 27 os sabores disponíveis neste espaço onde tudo é feito respeitando métodos tradicionais e com recurso a produtos biológicos e sem conservantes.

9. Chocolate quente da Arcádia

Abriu em 1933 e ainda hoje é conhecida pelos bombons, línguas de gato e drageias que comercializa e que são confecionadas de forma artesanal. Mas de acordo com os utilizadores do site TripAdvisor o espaço esconde outra especialidade: o chocolate quente. Alguns descrevem-no como “o melhor que já tomei” e “absolutamente divinal”.

10. Bolo de Chocolate de O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo

Foi graças a uma tentativa falhada de recriar uma receita francesa que nasceu, de forma inesperada, aquele que atualmente conhecemos como 'O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo'. Composto por camadas crocantes de merengue envoltas em mousse de chocolate francês e cobertas com ganache de chocolate, a fama é tanta que a marca já tem lojas espalhadas pelos quatro cantos do mundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.