Longe vai o tempo em que uma salada era entendida como um acompanhamento desinteressante do prato principal. Salada, tomate e cebola lançados numa travessa e temperados com azeite e vinagre. Hoje, olhamos para as saladas como um novo mundo de possibilidades e, dentro destas, testamos combinações mais ou menos arrojadas.
Aqui, a proposta é a de produzir vinagres aromatizados. É simples e as possibilidades são inúmeras. Basta seguir algumas regras elementares.
Ingredientes base:
- Vinagre (opte por um de boa qualidade, faz a diferença).
- Raminhos de ervas aromáticas, como tomilho, manjericão, louro, alecrim.
Preparação:
- Levar ao lume uma panela com a quantidade de vinagre que se pretende preparar.
- Antes do vinagre começar a ferver, juntar a erva aromática a usar, previamente esmagada ou picada.
- Ao adicionar as ervas ao vinagre, retirar do lume e verter para frascos esterilizados.
- Guardar os frascos longe da luz solar e num local seco.
- Deixar repousar dois ou três dias.
- Transferir o vinagre para os frascos definitivos, coando.
Introduzir um raminho da erva contida no vinagre, para decoração e referência futura.
Se pretender um vinagre de alho, basta colocar alguns dentes de alho a macerar em vinagre por três semanas, num local protegido da luz solar.
Agora que tem a receita base, lance-se nestes dois vinagres caseiros aromatizados.
Vinagre branco aromatizado com alecrim e louro
Vai precisar de 600 ml de vinagre branco, 6 g de alecrim, três folhas de louro, um raminho de salsa, um dente de alho, uma pimenta (se quiser reduzir o picante limpe a pimenta de sementes interiores), uma pitada de sal.
Neste caso não vai precisar de ferver o vinagre, mas estenda o número de dias de descanso para o vinagre antes de o servir. Leve todos os ingredientes a uma garrafa, tape-a bem e deixe descansar por dez dias.
Vinagre de maçã aromatizado
Vai precisar de 600 ml de vinagre de maçã, um ramo de manjericão, um anis estrelado, uma casquinha de laranja e dois dentes de alho.
Neste caso também não vai precisar de ferver o vinagre, mas estenda o número de dias de descanso para o vinagre antes de o servir. Leve todos os ingredientes a uma garrafa, tape-a bem e deixe descansar por dez dias.
Comentários