Uma dica inicial:

Para ser mais fácil tender as broas, molhe as mãos, retire o excesso de água e, de seguida, forme bolinhas de massa, rolando pequenas quantidades entre as palmas. Desta forma a massa não se agarra tão facilmente às mãos. Vá repetindo esta operação à medida que produz mais broas.

Broas de mel e nozes

Leva-se ao lume 5 dl de água com 150 g de mel, 2,5 dl de azeite, 200 g de açúcar amarelo, uma colher de chá de canela em pó, uma colher de chá de erva-doce e uma pitada de sal.

Assim que ferver, baixe o lume e deixe por mais uns cinco minutos. Retire, junte 60 g de nozes picadas e 500 g de farinha de uma só vez, envolvendo bem.

Leve de novo ao lume mexendo sempre, até que a massa comece a descolar das paredes e fundo do tacho. Retire, deixe arrefecer e só depois deve moldar em forma de broas.

Finalmente, pincele cada broa com a gema batida misturada com o leite e leve ao forno a 180 ºC, por cerca de 10/15 minutos, ou até estarem douradas.

(Fonte: Blogue “Receitas Para a Felicidade”)

Broas de Mel e Nozes

Broas de batata-doce

Cozer 1 kg de batatas-doces com casca. Depois de cozidas e esmagadas, misturar 35 g de manteiga, 200 g de açúcar de coco, uma colher de chá de erva-doce, uma colher de chá de canela, um ovo, três gemas, 250 g de farinha de coco, 250 g de arroz integral.

Deixar repousar durante quatro horas.

Moldar as broas e pincelar com gema de ovo. Levar 15 minutos ao forno, a 200 ºC.

(Fonte: Blogue “Há Alguém Mais Gulosa do que Eu?”)

Broas de batata-doce

Broas castelares

Coza 700 g de batata-doce, reduza-a a puré e reserve.

Leve ao lume 200 ml de água e 500 g de açúcar até fazer ponto de pérola (entre oito a dez minutos). Após esse tempo junte o puré da batata-doce e envolva bem com 500 g de açúcar.

De seguida junte 200 g de amêndoa ralada ou picada e uma colher de sobremesa de canela em pó. Mexa mais um pouco e junte 125 g de farinha de milho e 70 g de farinha de trigo, previamente misturadas.

Envolva bem nessa mistura de forma a ficar uma massa uniforme.

Antes de retirar do lume junte três gemas, mexa novamente e retire do lume e deixe arrefecer completamente (de um dia para o outro, preferencialmente).

Com o auxílio de duas colheres de sopa faça pequenos bolinhos (como se fazem com os pastéis de bacalhau) dando assim a forma de broas.

Coloque num tabuleiro de ir ao forno e pincele-as com gemas de ovos (duas gemas). Deixe cozer em forno a 180 ºC até dourar (perto de 25 minutos).

(Fonte: Blogue “Receitas Para a Felicidade")

Broas castelares

Broas de mel

Amasse 500 g de farinha de trigo T55, 250 g de açúcar, 10 g de canela em pó, 10 g de erva-doce em pó, 50 ml de azeite, três colheres de sopa de mel, frutos secos a gosto, dois ovos e 30 a 50 ml de leite pouco a pouco, até obter uma massa homogénea e que seja fácil tender as broas.

Coloque as broas num tabuleiro untado (ou forrado com folha de silicone), pincele com gema de ovo (pode juntar uma colher de sobremesa de leite à gema) e leve a cozer ao forno bem forte, até estarem bem douradinhas.

(Fonte: Blogue “Intrusa na Cozinha”)

Broas de mel

Broas de azeite

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal, ou folha de silicone.

Numa taça coloque meia chávena de azeite, 350 g de farinha de trigo, 125 g de açúcar amarelo, uma colher de café de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de canela em pó, uma colher de café de erva-doce em pó, dois ovos médios à temperatura ambiente, a raspa de um limão.

Amasse até estar tudo bem envolvido.

Molde pequenas bolinhas e coloque no tabuleiro.

Pincele todas as broas com um pouco de gema de ovo.

Leve ao forno pré-aquecido durante cerca 20 minutos, até que as broas estejam bem douradinhas.

(Fonte: Blogue “Intrusa na Cozinha”)

Broas de azeite

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.