A nova unidade de luxo, de cinco estrelas, faz parte da marca Pestana Collection Hotels e resulta da reabilitação do edifício centenário localizado na Rua Sá da Bandeira, no coração portuense. O hotel conta com 89 quartos e suites distribuídos por seis pisos temáticos, relacionados com as especiarias importadas nos séculos XV e XVI durante a expansão marítima portuguesa, nomeadamente: Café, Chá, Cacau, Pimenta, Canela e Anis.

A fachada novecentista foi recuperada e continua tão imponente como noutros tempos. No interior, manteve-se a escadaria no lobby, que resulta do restauro da obra do arquiteto Januário Godinho.

Porto: A Brasileira reabriu e agora é café, restaurante e hotel de cinco estrelas
Flor Salgueiro

A cafetaria mantém a traça original e o ambiente clássico que sempre a caracterizou. Manteve-se o pavimento, os candeeiros, as placas em latão onde é possível ler: “Por favor: não cuspam no chão” e os mosaicos, entre outros elementos centenários.

O cliente vai encontrar alguns produtos emblemáticos da casa como é o caso do bolo “4 de maio”, receita antiga recuperada pelo chefe Rui Martins. O bolo deve o nome à data, no ano de 1903, que a cafetaria abriu portas.

Com a crescente afluência de fregueses, os proprietários decidiram acrescentar algumas mesas onde pudessem servir o café e o único bolo disponível na casa, um bolo sem açúcar e cuja massa continha uma grande quantidade de ameixa, damasco e frutos secos.

Porto: A Brasileira reabriu e agora é café, restaurante e hotel de cinco estrelas
Flor Salgueiro

O café comercializado n ´A Brasileira é originário do Brasil, mais propriamente de uma fazenda próxima do local onde, no século XX, o fundador da casa, Adriano Telles, importava os grãos de café que aqui vendia.

Existe ainda uma aposta no café de especialidade, em parceria com a marca Vernazza. Depois das 19h00 a cafetaria ganha uma nova vida com ambiente de bar “vestindo-se” para a vida noturna da cidade invicta.

Ao hotel e à cafetaria junta-se o restaurante liderado por Rui Martins, “Chef Cozinheiro do Ano” em 2016 e, também, responsável pelo restaurante Rib Beef & Wine, localizado no Pestana Vintage Porto. A aposta recai na cozinha portuguesa de autor de cariz tradicional com um toque de modernidade, já que todas as refeições contam uma história e porque o objetivo é tornar o fine dining em fun dining.

Porto: A Brasileira reabriu e agora é café, restaurante e hotel de cinco estrelas
Flor Salgueiro

Nas entradas vamos encontrar, por exemplo, o clássico Choco frito com maionese de coentros e lima (12,00 euros), os Ovos mexidos com espargos verdes (9,00 euros) ou as Ervilhas com chouriço e ovo a baixa temperatura (5,00 euros).

Porto: A Brasileira reabriu e agora é café, restaurante e hotel de cinco estrelas
Flor Salgueiro

Nos principais, o Bacalhau à Brás com gema confitada, a Presa de porco ibérico no pão e batata frita, as Tripas à moda do Porto, entre outras sugestões, com preços a orçar entre os 8,00 e os 16,00 euros. No que respeita às sobremesas, a carta sugere, por exemplo, a Tarte de maçã com o nosso gelado de caramelo e a Tarte de queijo com gelado de frutos vermelhos, ambas a 5,00 euros.

Porto: A Brasileira reabriu e agora é café, restaurante e hotel de cinco estrelas
Flor Salgueiro

O Pestana Porto - A Brasileira é a 7.ª unidade com a marca Pestana Collection Hotels, juntando-se ao recente Pestana Amsterdam Riverside Hotel & National Monument, ao futuro Pestana Plaza Mayor e aos nacionais Pestana Palace Lisboa Hotel & National Monument, Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage Site, Pestana Cidadela Cascais Pousada & Art District, Pestana Palácio do Freixo Pousada & National Monument.

Pestana Porto – A Brasileira

Rua Sá da Bandeira, 91

Tel.: 225 311 000

Horário Cafetaria: 8h00 – 0h00

Horário Restaurante: 12h30/15h30 – 19h30/23h00

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.