Em poucas palavras, a nova Carta do Zazah homenageia as cozinhas onde o paulista Christian D’Auria construiu a sua carreira. Uma carta autoral, internacional e com um toque de lembranças. “Esta carta é uma reinterpretação das minhas memórias gastronómicas, com pratos inspirados em diferentes locais do mundo, e nos lugares por onde passei, que agora tenho o privilégio de criar juntamente com uma equipa que partilha da mesma paixão pela cozinha e pela gastronomia”, explica o chefe de cozinha.
Nas entradas, destaque para o Bolovo - uma reinterpretação da clássica mistura de bacalhau e ovo. Outra das novidades que merece ser degustada é a Couve-Flor Tebasaki - asinhas de couve-flor picante servidas ao estilo da gastronomia Chuka. Há, também, Ceviche de cogumelo (com leite de tigre, milho crocante, laranja e banana chips), Tartar de carne (novilho picado na ponta da faca com cebolinho, furikake e picles de mostarda em torrada brioche) e os Croquetes de alheira, entre outras opções.
“O objetivo da equipa é um só: que todos os que nos visitem possam desfrutar de uma experiência que não alimente apenas a barriga, mas sim a alma. Queremos proporcionar momentos de prazer, num ambiente pensado para que isso seja possível – desde a escolha da música, às bebidas, aos momentos em que faço questão de deixar (temporariamente) a cozinha para explicar os pratos a quem está sentado à mesa”, acrescenta Christian D’Auria.
Mas continuemos pela ementa, para provar o Peixe branco do dia, grelhado, com molho de limão, vinagre de banana e azeite de cebolinho. Há, também, que experimentar o Prime ribs suíno, empanado à parmeggiana, acompanhado de molho de tomate da casa; e o lombo de Bacalhau, assado, acompanhado de broa temperada, tomate cherry e alho frito. Mantém-se, também, na carta outro clássico do Zazah – o Tataki de Atum, braseado, mal-passado e fatiado, com molho teriyaki, furikake e cebolinho.
Estes são, apenas, alguns dos novos pratos disponíveis na nova Carta do Zazah, na qual também se encontram acompanhamentos como Puré trufado (um puré de batatas cremoso, com trufas negras e parmesão) e sobremesas como Brizazah (mascarpone temperado com cumaru, crumble e laranja), Trio de trufas veganas (trufa de tâmaras envolvidas em coco, amendoim e cacau) ou Timbale de chocolate (base de biscoito, chocolate a 70%, nozes caramelizadas e caramelo salgado).
Recorde-se que o Zazah abriu ao público em 2017, apresentando-se como um projeto que pretende unir pessoas, gastronomia, arte e música. A garrafeira é outro dos pontos fortes do espaço, reunindo mais de 80 referências de várias regiões de Portugal e alguns rótulos franceses e italianos. O restaurante encontra-se aberto ao público de segunda a sábado, entre as 19h00 e as 00h30, sendo aconselhável reserva.
Comentários