É a segunda vez em poucas semanas que Luca Belliscioni, jovem chefe romano, visita Lisboa. Para a capital lusa, este transalpino de porte nórdico, traz um conceito de piza transposto da “Cidade Eterna” para o novo quiosque que a Mercantina, casa de cozinha italiana, acaba de abrir frente ao restaurante instalado em Alvalade.

Este verão quem se acercar e desfrutar da ampla esplanada do Centro Comercial de Alvalade vai poder degustar a Pizza alla pala, o mesmo é dizer a especialidade romana que, ao contrário da homóloga napolitana, se apresenta em formato corrido “a metro” e chega à mesa sobre uma robusta tábua de madeira e é servida em fatias quadradas.

Lisboa: No quiosque da Mercantina a piza vem a metro à moda romana
Pizza pomodoro.

É o próprio Luca Belliscioni, consultor da Mercantina para estas pizas em estreia, quem explica os predicados deste petisco de pátria romana, “ao contrário da Napolitana, cozida 80 segundos em forno de lenha, esta vai ao forno elétrico. Uma piza que conta com uma farinha biológica que resulta da combinação de três farinhas e de uma fermentação e maturação de 72 horas”.

Mercantina
O chefe italiano e consultor destas novas pizas da Mercantina, Luca Belliscioni.

Três dias de amadurecimento para colocarmos a mão e o dente numa massa muito fofa, não tão estaladiça como algumas congéneres de outras latitudes italianas, mas ganhando em maciez. Uma natureza de quase pão que acolhe muito bem as diversas coberturas, particularmente o tomate, fresquíssimo e os queijos, que vamos encontrar no elenco de nove pizas servidas no quiosque.

Um alerta à navegação. Quer as pizas do quiosque da Mercantina, quer os gelados artesanais da Davvero destinam-se a consumo na esplanada ou em modo take away. No caso dos gelados, criados pelos amigos romanos Filippo Licitra e Riccardo Farabegoli, vão os interessados encontrá-los em recipientes de meio-litro ou um litro, ou em copo e cone. Os sabores? 12 variações que incluem , entre outras, nata, limão, chocolate, morango, caramelo salgado, café, manjericão, pistachio e cheesecake de lima.

Lisboa: No quiosque da Mercantina a piza vem a metro à moda romana
Quiosque Pizza & Gelato.

No que respeita às pizas, o naipe inclui sugestões mais clássicas como a Margherita, com Molho de tomate, mozzarella e manjericão; mais ousadas e a puxar ao picante, como a Diavola, com Molho de tomate, ventricina e mozzarella. Sugestões que incluem uma singular, mas bem conseguida, Mela, Morcela e Burrata, composta por maçã caramelizada, morcela e burrata. Esta última, “a minha preferida” como nos confidencia Luca.

Ainda nos sabores pouco dados ao convencional, uma interessante piza Arancia, Provola e Bacon, com Laranja, Provola Affumicata e Bacon, assim como uma piza Zucchine, Burrata e Pepe Rossa, com Molho de tomate, curgete, burrata e pimenta rosa.

Lisboa: No quiosque da Mercantina a piza vem a metro à moda romana
No novo quiosque da Mercantina, em Alvalade, há nove pizas de diferente sabor.

Fique o caro leitor informado que o menu com duas fatias de piza (cada uma com perto de 16 por 12 centímetros), mais uma bebida orça os 5,00 euros; entre os 2,80 e os 3,20 euros no caso das fatias.

Recorde-se que a Mercantina (com dois restaurantes abertos, um em Alvalade, outro no Chiado), detém o reconhecimento da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), desde 2015 o certificado de Ospitalità Italiana, da Câmara de Comércio Italiana e tem como chefe consultor o italiano Giorgio Damasio e como Chefe pizzaiolo o português Diogo Coimbra.

Lisboa: No quiosque da Mercantina a piza vem a metro à moda romana
Gelados artesanais da Davvero.

Uma marca que, de acordo com os promotores, nasceu da “vontade de honrar a verdadeira gastronomia italiana, com os produtos e processos de confeção típicos, sempre com a ideia da Cucina per amici como orientação”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.