Quem percorre com intuitos de lazer os caminhos do litoral centro português, arrisca-se a estancar viagem 15 minutos a sul do Porto. Suficientemente perto para sentir a vibração da Invicta, longe quanto baste para fruir a placidez do horizonte marítimo frente a Espinho. Praia larga, correndo de Vila Nova de Gaia até Ovar, areal batido por brisas frescas e perto de uma trintena de quilómetros de passadiços em madeira a convidar à fruição. De permeio, entre os bosques e casario que se espraiam terra dentro e a frente costeira de maresias efervescentes, o móbil para escrevermos estas linhas. Uns quantos parágrafos onde se fala de boa comida, mas também de pretextos para degustarmos sem pressas o generoso sol português.

Espinho: Um Jardim recheado de buffets e uma piscina de sabor estival

Manuel Pinto é um homem do Norte, natural de Paredes, um chefe de mão experiente, há 29 anos a comandar as cozinhas do Hotel Solverde SPA & Welnesse Center, um cinco estrelas com uma aposta forte no que aos labores da mesa diz respeito. Uma responsabilidade que o chefe Pinto sabe que não pode desmerecer mesmo quando as piscinas, os campos de ténis, os recantos pacatos, a zona de recreio para os mais pequenos, o Health Center ou a praia, acabam por ser as estrelas maiores desta “Silly Season”. Até porque nesta unidade espinhense, Verão não é sinónimo de estação `tontinha`, antes de casa cheia, com ocupações próximas dos 100%, entre nacionais e estrangeiros, momento oportuno para fazer mostra de uma gastronomia variada que equilibra almoços de pendor mais descontraído à beira da piscina, com buffets temáticos no Restaurante Jardim. Uma cozinha que não está aberta apenas para os clientes do hotel, mas também aos que, provindo de fora, procuram uma mesa com sabor especial.

Espinho: Um Jardim recheado de buffets e uma piscina de sabor estival

Neste caso várias mesas, pois até ao final de setembro aquilo que o Hotel Solverde de Espinho sugere é um tríptico de buffets ao jantar, arrancando à quinta-feira com a cozinha italiana, saltando para sexta-feira com o nosso incontornável bacalhau, chegado ao sábado com uma farta mesa de marisco, culminando no domingo, com um almoço que já se tornou um clássico na unidade hoteleira. Já lá vamos.

Espinho: Um Jardim recheado de buffets e uma piscina de sabor estival

Por hora, descansamos frente à piscina para entrecortar banhos de sol e os outros, os de água (quente, a 30 ºC) com os petiscos que o chefe Manuel Pinto prepara diariamente ao almoço. Neste caso uma refeição para degustar no espaço Coffee Shop, sala ampla, soalheira, aberta à piscina e zona envolvente, capaz de acomodar algumas dezenas de comensais. Sobre a mesa larga, até às 15h00, a equipa do hotel vai renovando a oferta, entre pratos frios e quentes, das saladas aos petiscos, com os enchidos e os “jaquinzinhos”, sugestões ligeiras, com enfoque nas frutas, não faltando os tão nossos peixinhos-da-horta, mas também algumas incursões por outras latitudes gustativas, com as massas, ou o sushi. Quem mesmo no verão não desmerece nas sopas, encontra todos os dias uma proposta variável. Por exemplo, um creme de couve-flor com tomate e feijão-verde. Em espaço contíguo ao Coffee Shop assam-se sobre o carvão vegetal as carnes e os peixes vários. Um churrasco que é forte atrativo nestes comeres estivais e que casa bem com a sangria de vinho tinto ou a limonada, receitas da casa, que integram a carta dos bebíveis.

Espinho: Um Jardim recheado de buffets e uma piscina de sabor estival

Um elenco para o palato que não foge à omnipresença do maestro Manuel Pinto, um homem, como nos confidencia, pouco dado ao estrelato, exímio cultor da cozinha com travo nacional, embora goste de encontrar novos caminhos nas gastronomias de latitudes diversas da nossa. No currículo, o chefe Pinto traz a passagem, ainda nos anos de 1970, em restaurantes emblemáticos do Porto, como o Abadia, Palmeira e Regaleira. Um profissional da cozinha que trabalhou a par com o chefe Hélio Loureiro, formou o chefe José Cordeiro, e que correu mundo em representação de Portugal. Para além de ter feito a abertura de uma unidade hoteleira de sete estrelas no Senegal, o chefe Manuel Pinto liderou representações portuguesas em concursos internacionais de cozinha, em Angola, Holanda, Venezuela e Indonésia.

Espinho: Um Jardim recheado de buffets e uma piscina de sabor estival

Em Espinho, a cozinha que este chefe nos apresenta no restaurante “O Jardim” reflete o equilíbrio entre os produtos da região, onde se destaca o peixe e a apresentação de alguns clássicos transversais às alterações sazonais da carta. Entre os incondicionais no menu, bife à portuguesa e o bacalhau. O “fiel amigo” que vamos ver representado todas as quintas-feiras, ao serão, no “Buffet Bacalhau” (26,00 euros, sem bebidas incluídas). Neste dia vai o comensal encontrar, para além de pratos de substância com este peixe de águas frias, perto de duas dezenas de saladas com bacalhau preparadas pela equipa do chefe Pinto. Quinta-feira veste-se o Restaurante Jardim para noites com sabor a Itália. O primeiro buffet da semana é dedicado à cozinha transalpina (26,00 euros, sem bebidas incluídas) e aos comeres de pasta, risoto, com incontornável componente mediterrânica. Sábado é dia de abrir o restaurante para uma pantagruélica mesa de marisco. O Buffet com os frutos do mar (39,00 euros, sem bebidas incluídas), é farto, entre outras propostas, de frescas ostras, mexilhão, sapateira, camarão de bom calibre, gambas, ouriço-do-mar.

Espinho: Um Jardim recheado de buffets e uma piscina de sabor estival

Uma rota pelos buffets que fecha ao domingo, ao almoço, com uma refeição de bom porte (29,00 euros por pessoa sem bebidas incluídas) onde não falta um dos sucessos da carta do restaurante, as costeletas de borrego, as costeletas de salmão grelhado, leitão da Bairrada com abacaxi, o bacalhau à Narcisa. Um menu com diferentes propostas vegetarianas e para intolerâncias alimentares, onde também não faltam as sugestões mais gulosas, como gelados e doces conventuais.

Espinho: Um Jardim recheado de buffets e uma piscina de sabor estival

O Hotel Solverde SPA & Welnesse Center conta com 169 quartos, cinco suítes e está equipado com piscina de água do mar interior, aquecida, e exterior. Conta com salas de reuniões aptas a diferentes eventos e um heliporto. Destaque para o SPA & Welnesse Center, com diferentes valências e serviços, nomeadamente sauna, banho turco, cabine de gelo, duche sensações, gabinete de hidroterapia, gabinetes de massagens, tratamentos de beleza, salas de repouso.

Hotel Solverde SPA & Welness Center
Tel: 227 338 030; e-mail: reservashotel@solverde.pt