O Suba, restaurante do hotel Verride Palácio Santa Catarina, acaba de apresentar a nova carta de outono/inverno, com produtos da época. A inspiração do chef Fábio Alves para criar os novos pratos partiu da visão alargada que o Suba proporciona sobre Lisboa e o Tejo - e do miradouro 360o do alto do edifício -, que deixa avistar não só os monumentos lisboetas mais simbólicos da época das Grandes Navegações, como chega aos estaleiros onde muitas das embarcações utilizadas foram construídas, e de onde muitas zarparam.

Descobrimentos portugueses inspiram ementa de outono e inverno do restaurante Suba
Frederico Domingues

“Os novos menus do Suba são compostos por criações pensadas pelo nosso – talentoso – chef, que une os sabores mais tradicionais da gastronomia portuguesa a uma vertente mais criativa, com recurso a produtos sazonais”, refere João Silva, hotel manager do Verride Palácio Santa Catarina. “O chef Fábio Alves está em constante pesquisa e sempre a testar novas matérias primas, de maneira a conseguir inovar em cada prato, e fazer de cada menu uma viagem diferente. Assim como em cartas anteriores, o chef utiliza os ingredientes da estação e as mais atuais técnicas de confeção, sem desvirtuar a essência da matéria-prima, para apresentar novos pratos, novas experiências que resultaram em três novos menus de degustação, compostos por momentos equilibrados, e reconfortantes para a estação fria.”, acrescenta o responsável.

Descobrimentos portugueses inspiram ementa de outono e inverno do restaurante Suba
Frederico Domingues

A mais recente carta do Suba é composta, assim, por três novos menus de degustação. O Menu Nau São Gabriel, em homenagem à embarcação comandada por Vasco da Gama, com quatro momentos, e com um valor de 65 euros por pessoa (a harmonização de vinhos tem um valor de 45 euros por pessoa), o Menu Nau São Cristóvão - nome atribuído por certos historiadores à caravela-capitânia que esteve com Bartolomeu Dias na descoberta do cabo da Boa Esperança - constituído por cinco momentos, e com um preço de 95 euros por pessoa (a harmonização é composta por cinco vinhos e tem um valor de 50 euros), e ainda o Menu Caravela Santiago, recordando uma das caravelas da frota de Fernão de Magalhães, composto por seis momentos, com um valor de 125 euros. A harmonização de vinhos deste último menu tem um valor de 65 euros (seis referências).

Descobrimentos portugueses inspiram ementa de outono e inverDescobrimentos portugueses inspiram ementa de outono e inverno do restaurante Subano do restaurante Suba
Frederico Domingues

A par destes menus, a carta contempla ainda o Menu do Chef que, renovado regularmente, é formado por cinco pratos. À mesa, podem ser degustadas propostas gastronómicas originais, sempre temperadas com o lado mais criativo do chef transmontano. Este menu tem um valor de 90 euros, por pessoa, e a harmonização de vinhos sugerida, um valor de 50 euros.

A estes menus de degustação junta-se ainda o Menu Vegetariano, composto por cinco momentos aptos para aqueles que adotam esta dieta alimentar, mas também para os curiosos por este tipo de alimentação. Este menu muda regularmente, de acordo com os ingredientes do dia, e está disponível por um valor de 70 euros por pessoa (harmonização de vinhos opcional, por 45 euros).

Restaurante Suba

Hotel Verride Palácio de Santa Catarina

Rua de Santa Catarina, n.º 1, Lisboa

Contactos: tel. 211 573 055; e-mail info@verridesc.pt

Além dos menus de degustação, os clientes podem ainda escolher o serviço à carta. Presunto de pato artesanal, citronela e couve-flor (18 euros), Foie gras, cabeça de xara e maçã (20 euros), Lula, feijão e pinhão (24 euros), Pombo Real, marmelo e cenoura fumada (27 euros) e a sobremesa Abóbora, requeijão, mel e alecrim (12 euros) são alguns das propostas da nova carta destacadas pelo chef ao leme do restaurante do hotel Verride Palácio Santa Catarina.

Os pratos desta nova carta, caracterizada pelo rigor da técnica e pela ousadia no paladar, podem ser provados de segunda-feira a domingo, das 12h30 às 14h30 e das 19h00 às 22h30, na sala do Suba ou no terraço panorâmico, nos dias mais soalheiros, ambos com uma vista para o rio Tejo e para a cidade de Lisboa.