A existência de um restaurante na Herdade das Servas não é uma novidade, sendo que o primeiro foi inaugurado em 2014 e esteve aberto até meados de 2020, altura em que Luís Serrano Mira optou por seguir com este projeto a solo – libertando o regime de concessão, como acontecera até então. Assim, no mesmo espaço, mas totalmente remodelado, desde a cozinha à sala, o Legacy Winery Restaurante abriu portas em julho deste ano. Com capacidade para 42 pessoas, está aberto de quarta-feira a sábado, aos almoços e jantares, e ao domingo ao almoço. Encerra ao jantar de domingo, à segunda e terça-feira.

O menu, com o cunho do chef Luciano Baldin, é composto por um leque de 23 pratos, entre entradas, principais e sobremesas, que representam na sua plenitude todo o conceito implementado no Legacy Winery Restaurant: uma visão atual e interpretativa das tradições e das heranças gastronómicas do Alentejo, aliada ao universo vínico da Herdade das Servas. O menu é composto por um couvert tipicamente alentejano, nove entradas, dez pratos principais e quatro sobremesas.

Bons vinhos e a tradicional cozinha alentejana à mesa do novo restaurante da Herdade das Servas
créditos: _ Jerónimo Heitor Coelho

Para começar, como entradas, as propostas são nove, entre elas, Ovo cremoso com couve-flor, crocante de broa e paia de toucinho (8,5 euros); Croquete de rabo de boi, pimenta rosa e mostarda (10 euros); Sopa de cebola com queijo de Nisa (7,5 euros ); Torricado de perdiz em escabeche (12 euros); Bife tártaro mertolengo (15 euros); Bacalhau, hummus de grão e agrião (9,5 euros)..

Passando aos principais, de uma oferta composta por uma dezena de pratos, há três na lista dos mais pedidos: Carré de borrego de pasto com batatas assadas, castanhas e romesco (28 euros); Bacalhau lascado com batatinhas de forno, cebolada, ovo cremoso e azeitonas (19,5 euros); Bochechas de novilho estufadas com tubérculos e puré de aipo (19 euros); Cogumelos e espargos grelhados com tomate assado, bulgur e ovo cremoso (18 euros); e o Hummus de ervilhas fumadas com legumes assados, portobello e grão frito (14,5 euros).

Bons vinhos e a tradicional cozinha alentejana à mesa do novo restaurante da Herdade das Servas
créditos: _ Jerónimo Heitor Coelho

Para terminar a refeição, nada melhor do que uma doçaria inspirada nas especialidades alentejanas, de onde se destaca o Pudim de azeite e mel, com sorbet de tangerina (8,5 euros) – que une a doçaria conventual com o azeite do produtor e mel alentejanos. Há também Boleima de maçã com molho de baunilha (6 euros); Bolo rico de chocolate, avelã e espuma de caramelo (7,5 euros); e Pavlova com morangos, alecrim e balsâmico (7 euros).

Legacy Winery Restaurant

Herdade das Servas, Estremoz

Contactos: tel. 268 098 080; e-mail legacy@herdadedasservas.com

Para além do serviço à carta, o Legacy tem menus de grupo, para eventos até 30 pessoas. A partir de 2023, o chef Luciano Baldin vai passar a ter duas cartas, uma para a primavera/verão e outra para o outono/inverno, para assim conseguir explorar ainda mais os produtos da época. Para acompanhar há uma carta de bebidas, onde se destacam os vinhos da Herdade das Servas e da Casa da Tapada – projeto que o produtor Luís Serrano Mira tem em Amares, na região dos Vinhos Verdes –, estando disponíveis à garrafa e também a copo. Há três opções de espumante, uma cerveja e alguns espirituosos e licorosos.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.