Este janeiro de 2018, as Pousadas de Portugal voltam a fazer a sua festa de homenagem à gastronomia regional e apresentam a 3.ª Edição da Pousadas Gastronomic Week. De 22 a 28 de janeiro os interessados têm à disposição 24 menus diferentes e especiais compostos por entrada, prato principal (carne ou peixe) e sobremesa, no valor de 23,00 euros por pessoa (sem bebidas incluídas).

Contas feitas são 24 as Pousadas de Portugal que se associam à iniciativa. Para todos aqueles que não resistem a cozinha de conforto, fica aqui um cheirinho dos petiscos que vão encontrar neste evento.

A festa da cozinha portuguesa é em grande nos 24 restaurantes das Pousadas de Portugal
Griseus à algarvia, em Tavira. créditos: Pedro Sampayo Ribeiro

A Pousada Mosteiro de Guimarães apresenta como entrada Esfera de Alheira Recheada com Queijo, Creme de Cogumelos Trufado e Texturas de Maçã. Como prato de carne surge o Borrego Montanhês Estufado lentamente com sabores tradicionais, castanhas e abóbora. A refeição termina com um guloso Toucinho do Céu de Guimarães.

Na região centro, se optar pela Pousada de Viseu saiba que a refeição tem início com uma Terrina de Porco com Molho de Coentrada, seguida de Dourada Grelhada com Migas da Beira e Molho de Manteiga e Lima ou Medalhões de Vitela com Risoto de Cogumelos e Molho de Assado.

A festa da cozinha portuguesa é em grande nos 24 restaurantes das Pousadas de Portugal
Polvo assado com batata-doce, no Algarve. créditos: Pedro Sampayo Ribeiro

Se estiver perto de Lisboa aproveite para conhecer o Restaurante Cozinha Velha, da Pousada Palácio de Queluz, onde o menu apresenta como entrada Creme ervilhas com Crocante de Presunto; como prato de peixe Pescada  com molho à Cozinha Velha e como sugestão de prato de carne a Vitela Assada com Batatinhas no Forno e Grelos Salteados. A sobremesa não foi esquecida, Farófias com Creme de Baunilha, Canela e Amêndoa Crocante.

Ainda na capital, o Restaurante Rib Beef & Wine, na Pousada de Lisboa, junta-se pela primeira vez à iniciativa e apresenta um menu onde a carne de vaca é rainha. Descubra o sabor e a textura da Vazia Maturada a 60 dias com Arroz de Grelos e Chouriça de Cebola, Batata com Molho de Especiarias e À Brás de Legumes.

A festa da cozinha portuguesa é em grande nos 24 restaurantes das Pousadas de Portugal
Tecolameco, na Pousada do Crato.

Rumo a Sul há tempo ainda para uma paragem na Pousada Castelo de Palmela, oportunidade perfeita para saborear a tradicional Sopa Caramela composta por enchidos e carnes de porco. Aqui a refeição termina com uma deliciosa Pera Cozida em Moscatel com Crocante de Fogaça de Palmela.

Já no Alentejo destaque para o Estaladiço de Queijo de Serpa com Ameixas Rainha Cláudia e para o guloso Manjar das Chagas, ambos na Pousada Convento de Vila Viçosa.

No Algarve, se optar pela Pousada Convento de Tavira terá uma oportunidade única para se deliciar com Griseus à Algarvia, nada mais menos menos que as típicas ervilhas com ovo escalfado a baixa temperatura, chouriço e bacon crocante.

Norte

Pestana Pousada Mosteiro de Guimarães

Pestana Pousada de Viana do Castelo

Pestana Pousada Mosteiro de Amares

Pestana Pousada do Gerês - Caniçada

Centro

Pestana Pousada da Serra da Estrela

Pestana Pousada de Condeixa - Coimbra

Pestana Pousada de Viseu

Pestana Pousada de Ourém - Fátima

Lisboa

Pestana Pousada Castelo de Óbidos

Pestana Pousada Castelo de Palmela

Pestana Pousada Palácio de Queluz

Pestana Pousada de Lisboa - Praça do Comércio

Restaurante Casa do Leão - Castelo de São Jorge

Alentejo

Pestana Pousada Castelo de Alcácer do Sal

Pestana Pousada Convento de Arraiolos

Pestana Pousada Convento de Beja

Pestana Pousada Castelo de Estremoz

Pestana Pousada Convento de Évora

Pestana Pousada do Marvão

Pestana Pousada Convento de Vila Viçosa

Pestana Pousada Mosteiro do Crato

Algarve

Pestana Pousada Palácio de Estoi

Pestana Pousada de Sagres

Pestana Pousada Convento de Tavira

As reservas podem ser feitas aqui

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.