A partilha de informações rigorosas e de factos científicos sobre a COVID-19 poderá ajudar a diminuir os receios e ansiedades dos alunos. É fundamental que as crianças sintam reforçadas as suas capacidades de saber lidar com os efeitos desta pandemia.
Este é um passo fundamental para a desejável normalização do país, ainda que comporte riscos que, diz o governo, são necessários correr. O regresso à escola representa um sinal de esperança de que o pior pode já ter passado. Será que passou?
A missão é de grande responsabilidade e não pode nem deve ser adiada. Cabe aos pais garantir que, antes da chegada à escola, a criança já consegue ter níveis de autonomia e independência adequados à sua idade.
Uma criança com boa autoestima, mais facilmente, gostará de si própria e das pessoas com as quais se relaciona. Eis algumas estratégias que deve aplicar na dinâmica com os seus filhos.
Esta é uma questão que frequentemente se coloca a pais e educadores, quando se defrontam com um período de férias mais prolongado, como é o caso do verão, do Natal ou da Páscoa.
As emoções são sinais que nos ajudam a sobreviver, a gerir o dia-a-dia, a resolver problemas, a comunicar, a evitar a dor e a procurar o prazer e o bem estar. Fazem parte de nós
As primeiras dificuldades surgiram quando entrou para o primeiro ciclo. Lembra-se de confundir a palavra "se" por "és", num processo de inversão das letras, muito comum em crianças disléxicas.
Um estudo publicado no Jornal de Pediatrics, em 2015, refere que os alunos com dificuldades de aprendizagem tendem a manifestar os mesmos problemas durante a fase da adolescência, prejudicando o desempenho académico e o desenvolvimento emocional e comportamental, ano após ano.
A confiança mútua é fundamental para que se estabeleça uma relação de qualidade que permita compreender os problemas e superar as dificuldades, sobretudo quando chegar a fase da adolescência. Sem confiança, nunca haverá uma relação verdadeiramente forte.
Estratégias não faltam. Truques para ensinar também não. Os professores tentam de tudo para ajudar as crianças na sala de aula. E bem! Afinal, não há um só caminho para aprender! Mas, será que todos resultam, especialmente se estivermos perante um quadro de dificuldades de aprendizagem e de atenção?
Aliar as tecnologias à educação dos alunos é, em muitas circunstâncias, garantir o direito de acesso ao conhecimento, permitindo à criança evoluir e mostrar o seu potencial.
Um dos grandes desafios para os professores hoje em dia é conseguir gerir turmas de cerca de 30 alunos, em que alguns desses alunos apresentam dificuldades em manter a atenção e/ou revelam excesso de atividade motora e comportamentos impulsivos.
Antes de se planear as atividades que se podem solicitar aos filhos, é fundamental que se preveja o seu sucesso ou insucesso no desempenho dessa mesma tarefa.
Quando fala com os seus filhos, a maioria das vezes eles assumem uma escuta seletiva, ou seja, revelam tendência para “desprezar” muita da informação que lhes passa, retendo apenas o que consideram relevante para os seus interesses.
Novo ano letivo. Mudam os professores, as metas curriculares e, por vezes, até a escola. A transição pode custar. É comum que surjam dificuldades. Para ajudar a criança a adaptar-se com sucesso às novas exigências reunimos uma lista com alguns conselhos importantes. 7 dicas para pais e filhos.
Antes de ser um hábito, tem de ser um prazer. A leitura é um bem essencial de inquestionável importância. Estimular crianças e adolescentes para a literatura exige criatividade e sabedoria para que o contato com o mundo dos livros perdure. E fique para sempre.
Ser capaz de organizar e preparar o trabalho para o dia seguinte, cumprir com as suas obrigações dentro dos prazos, pode representar momentos de ansiedade para as crianças e para as suas famílias. Saiba porquê e como contornar essa dificuldade.
A Madalena gosta de ser apreciada por aquilo que faz. Todas as crianças gostam. E nós, adultos, também. Quanto mais elevada a autoestima - sem exageros - melhores condições teremos para resolver os problemas que se nos deparam ao longo da vida.