E nada falta nesta nova coleção. Os “Vasco da Gama” estão integrados na colação Heritage Chronométrie da marca e conta com peças tão variadas como um Dual Time (duplo fuso horário) com um PVP de 4.300 euros;  o Quantième Complet (ou calendário Completo, por 4.500 euros); um calendário anual (Quantième Annuel), por 11.600 euros, passando por dois turbilhões (o Exo Tourbillon Minute Chronograph, por 39.500 euros e o Exo Tourbillon Minute Chronograph Vasco da Gama Limited Edition 60, 46.800 euros) e, no topo desta gama de produtos, o Montblanc Collection Villeret Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama, cujo preço previsto ronda dos 250 mil euros. Nada falta nesta homenagem ao navegador português. Vejamos:

O Montblanc Heritage Chronométrie Dual Time (ID. 112540) é uma complicação que foi desenvolvida pela marca e que exibe as horas de um segundo local (hora local) em simultâneo com o fuso horário de origem. A exibição 24 horas às “12 horas” exibe a hora do local de origem do proprietário do relógio, com indicação de dia e noite.

O Montblanc Heritage Chronométrie Quantième Complet Vasco da Gama (ID. 112539), o denominado calendário completo (ou “Quantième Complet” do francês) fornece uma leitura fácil e simples, contudo, requer mensalmente, assistência ou correção manual, pois atribui 31 dias em todos os meses. Para exibir as fases da Lua, a constelação (no disco azul) detém uma abertura com um disco em ouro, caracterizando a fase da Lua. Esta peça de relojoaria está disponível em aço numa caixa com 40-mm de diâmetro e 9,7 mm de altura. A constelação do Sul é visível, especialmente através da delicada estrela avermelhada, denominada Gamma. É, ainda, possível apreciar outras três estrelas da constelação: Alfa, Beta e Delta, juntamente com muitas outras, tão úteis e admiradas pelos navegadores portugueses em 1497.

O Montblanc Heritage Chronométrie Quantième Annuel Vasco da Gama (ID. 112537) proporciona um calendário anual, ou seja, a única correção manual necessária ocorre na mudança de dia 28 ou 29 de Fevereiro, para 1 de Março.

O fundo em safira na traseira do relógio, é adornada com um esboço da vela do navio, bem como com a assinatura do navegador lusitano. Esta série é limitada a 238 peças, em alusão ao farol “Cape Point Peak” (ponto mais alto da cidade do Cabo), que foi precisamente construído a 238 metros acima do nível do mar no Cabo da Boa Esperança. Recorde-se que Vasco da Gama navegou ao longo do cabo da Boa Esperança nos últimos dias de Novembro de 1497. As peças mais cobiçadas, os famosos turbilhões, aparecem logo de seguida.

O Heritage Chronométrie Exo Tourbillon Minute Chronograph (ID. 112542), é o mais acessível, entre estas verdadeiras obras de arte relojoeira. Este relógio é o mais recente Exo Tourbillon Chronograph da Montblanc e combina duas das mais importantes complicações relojoeiras: um cronógrafo para medir a duração de breves intervalos e um tourbillon patenteado e construído com absoluta precisão. Esta peça de relojoaria está disponível numa caixa de 44-mm de diâmetro manufaturada com 18k de ouro rosa.

Para uma bolsa ligeiramente mais recheada, o Heritage Chronométrie Exo Tourbillon Minute Chronograph Vasco da Gama Limited Edition 60 (ID. 112649), demarca-se do anterior pois cada um dos 60 cronógrafos desta edição limitada possui vários refinamentos manufaturados. O fundo em safira de cristal na traseira da caixa de 44 mm, é adornado com um esboço da vela do navio, bem como com a assinatura de Vasco da Gama. A produção deste modelo é limitada a 60 relógios, em homenagem aos 60 homens que navegaram na nau São Gabriel.

Leia mais na página seguinte

A parte superior do mostrador deste relógio é embelezada com uma Aventurina azul escura, e desperta a atenção no mostrador, onde numerosos pequenos pontos, reproduzem o céu estrelado do Sul que guiou Vasco da Gama durante a viagem. O “guilhoché” em forma de onda, projetado em estilo “flinqué” e revestido a pintura azul está posicionado no centro onde a data é exibida e refere-se ao nocturlábio (instrumento para calcular a hora através das estrelas) – um dos instrumentos de navegação utilizado pelos navegadores da São Gabriel. A parte inferior do mostrador tem acabamento acetinado e revela a complexa construção do ExoTourbillon às 6 horas.

Finalmente o mais exclusivo relógio desta coleção: Montblanc Collection Villeret Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama (ID. 111675).

O espírito pioneiro da Manufatura Montblanc em Villeret, honra assim o legado de um dos maiores navegadores da História, com o Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama, uma peça de relojoaria com a combinação sem precedentes de turbilhão cilíndrico e indicação de 3 horas em locais distintos.

Limitado à produção de apenas 18 peças, o Tourbillon Cylindrique Geosphères Vasco da Gama, é um revolucionário relógio de pulso que excede as fronteiras da alta relojoaria com a mais alta performance e beleza da manufatura. Mais do que um relógio com complicações, o Tourbillon Cylindrique Geosphères desempenha uma performance relojoeira não convencional. Os 47 mm de diâmetro da caixa em torno do mostrador tri-dimensional, convidam a um olhar e uma admiração minuciosa.

Os 281 micro-componentes que compõem o Turbilhão de corda manual (Calibre MB M68.40) suportam numerosas funções numa combinação sem precedentes: uma zona de hora tripla com a exibição da hora local, em forma de horas e minutos, em que a hora local é apresentada através de uma rosa dos ventos tri-dimensional de doze horas, às 6 horas; um globo que apresenta 24 fusos horários, representando o hemisfério norte e hemisfério sul, juntamente com a passagem dos dias e noites.

A gravura e pintura em miniatura sobre a metade do globo, indicam em relevo os contornos dos continentes, as suas fronteiras e os oceanos que os separam. Paralelamente faz alusão à rota marítima usada através dos dois hemisférios navegados por Vasco da Gama, em 1497. Até  o preço é exclusivo… 250.000 € (aproximadamente).

Vasco da Gama, que partiu para a sua viagem marítima do Restelo, em Lisboa, a 8 de Julho de 1497 com uma frota de quatro navios, foi o primeiro navegador a descobrir o caminho marítimo para a Índia. Com esta e outras expedições que surgiram posteriormente, os portugueses fortificaram o seu predomínio como nação de navegadores e comerciantes.

E foi o espírito pioneiro de Vasco da Gama e esta histórica viagem, que inspirou a Montblanc a criar uma nova coleção de relógios que relaciona a obsessão do explorador português pela precisão com as raízes da alta relojoaria. É precisamente este espírito que vai navegar nos pulsos de colecionadores de todo o Mundo, com a assinatura do português Vasco da Gama.