O primeiro passo é decidir se quer um relógio de quartzo com bateria ou um relógio mecânico à corda.

Relógios de quartzo

O tipo mais comum de relógios oferecem precisão e estabilidade. Uma pequena peça de quartzo oscila a mais de 32.000 vibrações por segundo para garantir a precisão do tempo, o que explica o facto de estes relógios perderem apenas 10 segundos por mês.

E mais, os relógios de quartzo não exigem corda e precisam apenas de trocar a bateria uma vez a cada um ou dois anos. Estes relógios têm vários estilos diferentes: analógico, digital e analógico-digital.

Relógios mecânicos

Os relógios mecânicos são mais tradicionais e normalmente mais caros do que os de quartzo devido à habilidade e custo do trabalho exigidos para se criar uma peça complexa. Estes dependem de uma mola (a mola principal) para oferecer a energia ao oscilador (quase sempre uma roda chamada "roda de balanço") conforme gira. A roda oscila a cerca de 28.000 por hora, o que significa que o relógio pode perder vários segundos num mês.

Que material escolher?

Quando escolher um relógio de pulso, determine que tipo de bracelete deseja. Algumas opções são:

Relógios de pulso com metais preciosos: Os relógios feitos de metais preciosos têm um visual clássico. Se usar um certo tipo de jóias, encontre relógios de pulso em ouro, prata ou platina para combinar. Alguns relógios têm pedras de diamante.

Relógios de pulso em alumínio: Os relógios de pulso em alumínio resistem às manchas, ferrugem e corrosão.

Relógios de pulso em aço inoxidável: Vários fabricantes usam aço inoxidável, um metal durável, para as caixas de relógios e pulseiras.

Relógios de pulso em fibra de carbono: Relógios de pulso firmes em fibra de carbono de cor escura (cinza ou preto). Este material é usado em caixas de relógios e ponteiros.

Relógios de pulso em titânio: Relógios desportivos que exigem materiais mais resistentes usam sempre titânio, um metal branco e forte. Os relógios de pulso em titânio são leves, 30% mais fortes do que o aço, e resistentes à corrosão. Geralmente possuem uma proteção para torná-los mais resistentes a arranhões.