Victoria Beckham estreou-se nas passerelles de Nova Iorque em 2008, com cautela, sob o olhar intrigado dos especialistas em moda que estavam curiosos para ver do que a ex-Spice Girl era capaz.

Dez anos depois, é uma estilista respeitada e que lidera uma empresa avaliada em mais de 100 milhões de euros segundo a imprensa especializada. E pela primeira vez vai apresentar uma coleção no seu próprio país.

"Há 10 anos, quando a Victoria Beckham começou, muitos só a viam como outra famosa que queria fazer moda mas sem nenhuma formação", disse em entrevista à Agência France-Presse (AFP) Andrew Groves, professor de Moda da Universidade de Westminster.

Mas "com trabalho duro e determinação, demonstrou que os que a criticavam no início estavam equivocados".

VB em Piccadilly

Sabendo que é esperada com grande expectativa, a criadora de 44 anos, especialista no minimalismo chique, contribuiu para o alvoroço desta semana alugando o famoso outdoor digital de publicidade da Piccadilly Circus, em pleno coração de Londres.

É uma forma de a estilista mostrar o seu sucesso ao mundo. E de tornar realidade o seu sonho de infância.

"Quando era pequena, os meus pais traziam-nos até Londres de carro (...) e sempre passavam em torno da Piccadilly Circus. Lembro-me que olhava para cima e pensava: 'que genial seria ver literalmente o meu nome escrito em letras luminosas'", disse numa entrevista ao jornal The Telegraph.

O desfile, previsto para domingo, deve atrair várias estrelas e outros famosos, começando pela família Beckham - o seu marido David e os seus quatro filhos -, mas também, "vamos cruzar os dedos, algumas Spice Girls na primeira fila", disse animada em entrevista à revista Vogue.

O outro momento forte desta Semana de Moda, dedicada às coleções primavera-verão 2019, será a primeira coleção do italiano Riccardo Tisci para a Burberry.

O ex-estilista da Givenchy substituiu em março Christopher Bailey. A sua chegada é uma amostra da vontade de renovação da famosa marca inglesa, que no ano passado foi comprada por Marco Gobbetti, outro italiano, após uma queda nos resultados financeiros.

A Burberry confia neste estilista de 44 anos, especialista no streetwear de luxo, para reforçar a sua presença no pódio da moda.

A sua "visão criativa vai reforçar a nossa ambição para Burberry e posicionará a marca de forma firme no mundo do luxo", disse Gobbetti.

Sem peles

"Tisci parece a escolha adequada para a Burberry", analisa em entrevista à AFP Naomi Braithwaite, professora de Moda na Nottingham Trent University.

"Não tem medo de assumir riscos criativos e inovar, características que sustentam a filosofia da Burberry nesses últimos anos", explica.

Originário de Tarento, cidade portuária do sul da Itália, licenciado na famosa escola de moda londrina Central Saint Martins, Tisci já começou a deixar a sua marca mostrando recentemente no Instagram o novo logotipo da Burberry: um "B" branco entrelaçado com linhas vermelhas que formam as iniciais de Thomas Burberry, fundador da marca em 1856.

O desfile acontece a 17 de setembro às 17h00 locais. 17 é o número fetiche do estilista, que aos 17 anos se mudou para Londres em busca de sucesso na moda.

Nesta sexta-feira, a Semana de Moda deu uma oportunidade à cor, que dominou o desfile do jovem irlandês Richard Malone, de 26 anos, com tons ácidos de amarelo, rosa e menta, e primaverais de lavanda e anis, no caso do turco Bora Aksu.

No desfile da Nicopanda, marca de Nicola Formichetti, que já foi estilista de Lady Gaga e criador do seu famoso vestido feito com pedaços de carne, a escolha foi o sportwear e lantejoulas, com inspiração na cultura pop dos anos 1990.

No domingo, a Semana deaModa de Londres será palco da segunda coleção apresentada na Europa pela marca espanhola Delpozo - que até o ano passado desfilava em Nova Iorque - sob a batuta do estilista catalão Josep Font.

O tradicional espaço para novos talentos está garantido, começando com Jonathan Anderson, diretor criativo da marca de luxo espanhola Loewe, considerado um dos mais criativos da sua geração, que mostrará no sábado a nova linha da marca própria, J.W. Anderson.

Para a alegria dos defensores dos animais, durante os cinco dias de desfiles não serão vistas peles de animais, reflexo da evolução do setor perante um público cada vez mais sensibilizado.