O segundo dia da Semana da Moda de Nova Iorque foi marcado por um tributo muito especial ao fotógrafo Bill Cunningham. No “The Dock”, um dos espaços onde decorrem alguns dos desfiles, dezenas de fotógrafos vestiram casacos azuis, criados pelo Vinceroy Design Group, idênticos ao casaco que Bill utilizou durante décadas.

Segundo a GQ, o casaco estilo utilitário que Bill vestia quase sempre foi comprado em Paris durante uma das semanas da moda de Alta-costura que cobriu e era na realidade feito para mulheres. No entanto acabou por se tornar um verdadeiro símbolo da semana da moda nova-iorquina e uma das presenças mais assíduas nas front-rows.

Desde da sua morte, em junho, vários foram os tributos prestados ao pioneiro do street style. Para além dos milhares de mensagens partilhadas nas redes sociais, a câmara de Nova Iorque rebatizou temporariamente a esquina onde Bill costumava fotografar, entre a 57th Street e a 5th Avenue. Também durante o dia de ontem foi realizada uma instalação no Bryant Park em sua memória: 50 cadeiras revistas a azul foram dispostas no formato de uma câmara 35 mm, semelhante à máquina favorita do fotógrafo.