Foi o primeiro desfile da marca na New York Fashion Week, celebrada todos os anos em setembro e fevereiro, que aconteceu na icónica Biblioteca Pública de Nova Iorque.

Até agora, a marca Kate Spade nunca tinha realizado desfiles, apenas apresentações, com modelos que posavam e permitiam que o público tirasse fotos.

A nova diretora criativa da marca, Nicola Glass, nascida na Irlanda do Norte, estava a trabalhar na coleção quando Kate Spade, de 55 anos, se suicidou em junho.

No tapete rosa pastel da passerelle, corria um rio de brilho prata, uma forma de homenagear a mulher cuja marca se tornou sinónimo de viver a vida com alegria desde que fundou a empresa com o marido, em 1993.

"Ela deixou uma faísca em cada lugar por onde passou", lia-se num pequeno cartão rosa colocado no banco de cada um dos convidados do desfile. "Em memória 1962-2018".

"Embora a marca não esteja aqui há mais de 10 anos, o seu espírito ainda está definitivamente na empresa", disse à Agência France-Presse Glass, uma ex-estilista de joias e malas da Gucci, que também trabalhou na Michael Kors. Recorde-se que Kate Spade vendeu a marca em meados dos anos 2000.

A nova coleção focou-se no DNA da marca: cor, diversão, alegria para uma mulher vivaz, mas com um olhar fresco, moderno, sofisticado e feminino.

A coleção primavera/verão da Kate Spade trouxe abundância de lilás, fuschia, verde escuro, verde ácido, florais e estampados, sandálias de salto quadrado e botas até o joelho, além da utilização do símbolo de espadas (como no baralho), que representa a marca.

"Pegámos em alguns dos principais elementos que fizeram parte da fase inicial da marca e redescobrimo-los", disse Glass.

Veja aqui algumas das imagens do desfile da coleção primavera/verão 2019.