A 54ª edição da ModaLisboa deu o pontapé de partida para três dias intensos de tendências e muita moda, nas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército. Como já é habitual neste primeiro dia a passerelle abriu-se para o desfile de Sangue Novo, que contou com a presença de cinco jovens designers que mostraram pela primeira vez as suas coleções ao público. Flávia Brito foi a primeira a pisar a passerelle, seguindo-se Filipe Cerejo, Cêlá a vencedora do prémio The Fitting Room, Francisco Pereira o vencedor do Prémio ModaLisboa em parceria com Tintex e a grande vencedora do prémio ModaLisboa em parceria com Polimoda, Inês Manuel Baptista.

Seguiu-se a vez de Carolina Machado da plataforma LAB, apresentar ‘Grounded’. Esta coleção revela um manifesto sobre a conexão com a terra e tem como ponto de principal a longevidade e a naturalidade no modo de construir um guarda-roupa para todas as ocasiões. Na paleta destacam-se os tons neutros, as formas e também os feitios.

Já a noite se fazia sentir quando Duarte deixou no ar uma chamada de atenção para as alterações climáticas e de extinção. A coleção inspirada na 1º expedição ao Evereste, ‘Third Pole’, destaca-se pela observação da aposta num estampado único composto por cinco animais em vias de extinção nos Himalaias. Nas peças ressaltam tecidos como o algodão reciclado, a lã virgem, a pele ovino e os tecidos técnicos waterproof.

O imaginário de Valentim Quaresma deixou o público rendido à beleza das suas peças criadas pela inspiração de livros, filmes, conversas e viagens. Destacam-se nos materiais as malhas, o vinil, o latão, o alumínio, o cobre e os materiais reciclados.

O último designer a pisar a passerelle deste primeiro dia foi o tão aguardado Carlos Gil. Sob o tema ‘Mind Games’ o designer mostrou uma coleção que se questiona e procura obter respostas no seu interior, de modo a encontrar novos caminhos. A escolha de padrões abstratos e as cores presentes ilustram de uma forma precisa esta ideia. Mais uma vez, Carlos Gil transportou o seu ADN para a passerelle mostrando uma mulher determinada, sensual e elegante.

Amanhã segue-se mais um dia repleto de desfiles com nomes como Luís Buchinho, Ricardo Preto, Luís Carvalho, Nuno Gama, entre outros. Acompanhe tudo por aqui!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.