A 54ª edição da ModaLisboa deu o pontapé de partida para três dias intensos de tendências e muita moda, nas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército. Como já é habitual neste primeiro dia a passerelle abriu-se para o desfile de Sangue Novo, que contou com a presença de cinco jovens designers que mostraram pela primeira vez as suas coleções ao público. Flávia Brito foi a primeira a pisar a passerelle, seguindo-se Filipe Cerejo, Cêlá a vencedora do prémio The Fitting Room, Francisco Pereira o vencedor do Prémio ModaLisboa em parceria com Tintex e a grande vencedora do prémio ModaLisboa em parceria com Polimoda, Inês Manuel Baptista.

Seguiu-se a vez de Carolina Machado da plataforma LAB, apresentar ‘Grounded’. Esta coleção revela um manifesto sobre a conexão com a terra e tem como ponto de principal a longevidade e a naturalidade no modo de construir um guarda-roupa para todas as ocasiões. Na paleta destacam-se os tons neutros, as formas e também os feitios.

Já a noite se fazia sentir quando Duarte deixou no ar uma chamada de atenção para as alterações climáticas e de extinção. A coleção inspirada na 1º expedição ao Evereste, ‘Third Pole’, destaca-se pela observação da aposta num estampado único composto por cinco animais em vias de extinção nos Himalaias. Nas peças ressaltam tecidos como o algodão reciclado, a lã virgem, a pele ovino e os tecidos técnicos waterproof.

O imaginário de Valentim Quaresma deixou o público rendido à beleza das suas peças criadas pela inspiração de livros, filmes, conversas e viagens. Destacam-se nos materiais as malhas, o vinil, o latão, o alumínio, o cobre e os materiais reciclados.

O último designer a pisar a passerelle deste primeiro dia foi o tão aguardado Carlos Gil. Sob o tema ‘Mind Games’ o designer mostrou uma coleção que se questiona e procura obter respostas no seu interior, de modo a encontrar novos caminhos. A escolha de padrões abstratos e as cores presentes ilustram de uma forma precisa esta ideia. Mais uma vez, Carlos Gil transportou o seu ADN para a passerelle mostrando uma mulher determinada, sensual e elegante.

Amanhã segue-se mais um dia repleto de desfiles com nomes como Luís Buchinho, Ricardo Preto, Luís Carvalho, Nuno Gama, entre outros. Acompanhe tudo por aqui!