“À semelhança do que temos, por exemplo, para o nosso espaço Bloom, que são os nossos jovens criadores, na realidade o que vamos passar a ter também [na 44.ª edição do Portugal Fashion], é uma dinâmica própria, cujo nome vamos anunciar muito brevemente, e que terá uma passarela dedicada à moda criança e aos miúdos”, avançou à agência Lusa a diretora-geral da Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE), Paula Morais.

Em entrevista à Lusa, Paula Morais acrescentou que, nesta 43.ª edição do Portugal Fashion, foi lançado, numa das escadarias do edifício da Alfândega, a frase “Kids are coming. Wait for us NeXT season” ("Crianças estão a chegar. Esperem por nós na próxima época"), e que vem comprovar o que se pretende fazer na próxima edição, referiu aquela responsável da ANJE.

Paula Morais explica que o Portugal Fashion tem vindo a receber reivindicações de marcas e de criadores de moda infantil a pedirem para também ter uma plataforma de promoção de imagem e de uma passarela, como acontece com a roupa de homem e de mulher, e que “há projetos muito bons a funcionar lá fora que apoiam aquelas marcas”.

Na realidade, o “Portugal Fashion já fez desfiles [de moda infantil] e vai continuar a fazer”, constatou, recordando desfiles passados de Lion of Porches e Miguel Vieira, por exemplo, com moda infantil.

“O que estamos a pensar é dar-lhe um bocadinho mais de músculos e estrutura e autonomizar, porque de facto já tem dimensão e capacidade e corpo suficiente para ter aqui uma dinâmica por si”, acrescentou.

A chegada de uma passarela para desfiles com moda infantil pode até fazer aumentar os dias do evento de moda Portugal Fashion, considerou Paula Morais.

“Neste momento estamos com três dias e poderemos vir a aumentar para quatro”, mas a organização ainda está a ponderar, "porque os desfiles com crianças obedecem a uma dinâmica que exige horários um pouco diferentes e, portanto, temos que trabalhar e coordenar o bem-estar das crianças e a capacidade de elas estarem disponíveis e bem-dispostas para o desfile”, e que é um tema particular e que exige uma “preocupação adicional”.

O ‘designer’ Miguel Vieira, com uma carreira de 30 anos, há cerca de cinco anos que cria moda infantil e também considera uma “ótima ideia” apostar numa plataforma para moda de crianças no Portugal Fashion, porque é “um bom mercado para os criadores de moda”.

“Cada vez mais as marcas internacionais têm a parte de criança, nomeadamente Dior, Dolce & Gabbana, etc., e não foi por acaso que eu decidi lançar Miguel Vieira Júnior que fez um grande sucesso e que já tem sensivelmente cinco anos e está a correr bem. Daí eu acho que é muito importante, obviamente”, declarou esta sexta-feira à Lusa.

Sobre o protocolo celebrado entre o Portugal Fashion e a Moda Lisboa, em setembro passado, para que as duas entidades que promovem a moda nacional se unam, Paula Morais considerou que veio dar mais “músculo àquilo que nós entendemos para a moda nacional, entre portas e fora de portas”.

“O futuro, vamos ver. Estamos a pensar nas dinâmicas de construção de hipóteses que temos pela frente e obviamente desejamos fazer algumas coisas em conjunto de forma a engrandecer a moda nacional, de uma forma bastante mais harmoniosa e em prol dos objetivos dos nossos criadores e portanto temos muita coisa para pensar em conjunto e olhar para a frente e haja vontade”, concluiu a diretora-geral da ANJE, assumindo que estão a trabalhar em conjunto para obter apoios europeus.

O Portugal Fashion é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para o período 2017-2018 o valor aprovado de financiamento foi de "aproximadamente de quatro milhões de euros", adiantou à Lusa Mónica Neto.

A 43.ª edição do Portugal Fashion está a decorrer na Alfândega do Porto até sábado, onde vão ser apresentadas as coleções de primavera/verão de 2019 de Nuno Baltazar, Storytailors, Miguel Vieira, Pé de Chumbo, Luís Buchinho, Alves/Gonçalves, Luís Onofre, Katty Xiomara, entre outros.