ESART

Procurando ir ao encontro da evolução, modernização e desenvolvimento industrial e empresarial da região, o projeto de formação da ESART visa reforçar a indústria têxtil com um contributo de inovação e criatividade no desenvolvimento de novos produtos têxteis. Foi nesse sentido que, em 1999, criou os Ciclos de Estudos na área do Design de Moda e Têxtil (Licenciatura).

Débora Barros, apresenta uma coleção sobre a complexidade do vazio, inspirada em George Rousse, que expressa o irrealismo da sua arte através das suas fotografias nada convencionais e transforma lugares abandonados e mortos em espaços pictóricos. As linhas e as formas da coleção fazem alusão a todo o estudo do espaço que é feito por Rousse e à forma como dispõe os elementos que compõem as suas fotografias. O caimento e fluidez das peças representam a leveza que as fotografias do artista transmitem para quem as observa e as cores e contraste dão vida às formas minimalistas das peças.

Paula Branco, apresenta uma coleção inspirada no caos social das cidades de Hong Kong e Tóquio, onde temos uma discrepância entre o caos e a ordem. Silhuetas oversized e mangas compridas são o foco da coleção. As cores variam entre o preto, amarelo e azul.

FAUL

Com uma ampla oferta formativa nas áreas da Arquitetura, Urbanismo e Design, a FAUL participa pela primeira na vez na plataforma Bloom, com estudantes da Licenciatura e do Mestrado em Design de Moda, permitindo-lhes assim a apresentação das suas propostas para a próxima estação quente em contexto de passerelle.

Lost signal project é uma coleção cápsula de menswear, baseada nos diferentes componentes dos fatos de astronauta, na sua funcionalidade e praticabilidade. Fechos, diferentes acabamentos, camadas, buckles, excesso de tecidos a exclusão do uso de botões em todas as peças são elementos que foram tidos em conta com base neste ambiente espacial. Outra das grandes inspirações foi Saturno, principalmente na palete de cores. Foram usados atilhos, materiais resistentes, impermeáveis e adaptáveis a diferentes temperaturas.

Inês Baptista, apresenta uma coleção cápsula em homenagem a um episódio que atuou como liberação. O preto é a cor escolhida por ser neutra e objectiva, permitindo o foco na construção. O upcycling das camadas exteriores sublinha o papel da roupa enquanto história e memória, e a partir da sobreposição de componente nas camadas interiores, a fixação por costuras do traçado de nervuras, o rasto e as pregas sublinham a carga emotiva.

(Imagens: Portugal Fashion)