ESAD

A formação em Design de Moda da ESAD prepara profissionais atentos às múltiplas solicitações e oportunidades de um mercado em grande e rápida transformação, e dá resposta a necessidades de formação concretas, orientando os processos tecnológicos e produtivos do projeto para a contínua inovação de soluções.

Fabiana Pereira, apresenta a coleção Post-Its, que se trata de uma representação pessoal e nostálgica reflexão sobre a existência. A sua inspiração teve origem numa agenda de 1987 do avô, onde descobriu desenhos da sua infância. Tem como foco as sobreposições representativas da acumulação de vivências. Pormenores como as dobras das folhas rasgadas, transformam-se em machos e assimetrias nos acabamentos. OS desenhos influenciam os estampados e cores, como o laranja presentes nos post-its da agenda, utilizado em tecidos técnicos e com toque de papel.

Marcelo Almiscarado, apresenta a coleção "Torto", que se baseia nas deformações físicas causadas pela deficiência motora, designada pé torto. . As silhuetas são trabalhadas de forma instintiva, mostrando assimetrias e deformações criadas através de elementos como elásticos, orifícios com cordões e velcros. As peças exteriores são realizadas com materiais técnicos e termocolados. As peças interiores são mais frágeis e delicadas, feitas com estrutura larga de tafetá, criada através de técnicas artesanais de tecelagem. O azul, o branco e o preto são cores associadas ao calçado ortopédico, o laranja, o lilás, o verde, o amarelo, o rosa e o branco são extraídos da narrativa fotográfica.

EMP

A Escola de Moda do Porto promove a criatividade e inovação dos alunos, elevando as suas capacidades e qualificações às necessidades contemporâneas do setor têxtil e da moda, através da disponibilização de conhecimentos práticos e tecnológicos atualizados.

Ana Rita Milhazes, apresenta uma coleção inspirada no mar. A coleção é baseada nas linhas irregulares, assimétricas, imaginárias e nas sobreposições visiveis do mar. As formas e manipulções que as peças sofrem, tal como a silhueta oversize representam o sentimento que a designer tem quando se dirige ao mar.

Tânia Sofia, apresenta uma coleção que consiste numa paisagem e na arquitectura. A paisagem localiza-se em Panjin, Dawa, na China e a arquitectura na biblioteca da Universidade de Aberdeen. A designer pretende transmitir para os coordenados a sensação de liberdade e uma parte mais clean, que se torna mais pesada com o uso do estampado. As formas arredondadas, irregulares, regulares e o tartan surgem em referência à biblioteca e por se localizar na Escócia. O tecido tyvek é referente à paisagem da China e o PVC, devido à sua transparência, referente à biblioteca. As cores são o branco e o vermelho.

(Imagens: Portugal Fashion)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.