A estilista Olga Noronha apresentou uma coleção de moda que são autênticas esculturas usáveis. Em metal lacado a negro, com motivos diversos recortados, são aquilo que a criadora designou como "o vazio da revelação". "Pelas sombras, o espaço resignifica-se na plenitude dos quatro elementos —terra, água, fogo e ar", lê-se no livro de apoio aos desfiles.

São um um jogo de cores, luzes e projeções representativas dos elementos, aos quais adiciona o quinto: éter, o vazio", acrescenta.

Olga Noronha (Porto, 1990) é licenciada em Design de Joalharia pela Central Saint Martins College of Art and Design (UAL) e Mestre em Investigação em Design pela Goldsmiths College, University of London. Em 2017 doutorou-se na mesma universidade, com bolsa de mérito para doutoramento – Design Star Consortium – Arts and Humanities Research Council (AHRC).

Veja as fotos da nova coleção

A 60.ª ModaLisboa decorre até domingo. Na sexta-feira, Sangue Novo, Olga Noronha, Arndes, Salsa Jeans, Filipe Augusto e Valentim Quaresma apresentaram as suas coleções.

Para sábado estão agendadas as apresentações de Constança Entrudo, de sete jovens designers formados pelo Istituto Europeu de Design (Nicolò Artibani, Lorenzo Attanasio, Alessandro Bonini, Gaia Ceglie, Luca De Prà, Giovanni Marchetti e Maria Eleonora Pignata), assim como de Luís Buchinho, Mustique, Kolovrat, Buzina, Luís Carvalho, Béhen e Gonçalo Peixoto.

No domingo são apresentadas as coleções de João Magalhães, Duarte, Hibu, Carlos Gil, Nuno Gama, Nuno Baltazar, Dino Alves e Cal Me Gorgeous by Luís Borges.

Embora as apresentações das coleções sejam acessíveis apenas por convite, há uma programação paralela acessível ao público em geral, que inclui exposições e um ‘lounge’, onde estão presentes várias marcas e há ‘roullotes’ de venda de comida.

As exposições e o ‘lounge’ podem ser visitados hoje até às 22:30, no sábado entre as 13:30 e as 23:00, e no domingo entre as 13:30 e as 22:00.