O segundo dia do Portugal Fashion na cidade do Porto, começou com o desfile de Inês Torcato e David Catalán, jovens designers que saíram da plataforma Bloom e que agora apresentam as suas coleções na passerelle principal, com propostas inovadoras.

A jovem designer optou pelo cinza como o tom predominante da sua nova coleção, combinado com brancos e leves apontamentos de vermelho, preto e bordeaux. As peças oversized contrastaram com cortes assimétricos e sobreposições.

A nostalgia de infância de David Catalán
A nostalgia de infância de David Catalán
Ver artigo

Já David Catalán, trouxe uma coleção inspirada na sua infância, intitulada por ‘On my Honor’. O jovem desginer introduziu elementos pessoais que remetem à nostalgia da infância, como  mensagens bordadas e patches. O checked print ganhou grande destaque nesta coleção, aliado a tons suaves como o rosa. As cores predominantes foram o cinza, preto, branco e o néon.

De seguida, foi a vez de Carla Pontes brilhar na passerelle, com uma coleção direcionada para a mulher contemporânea, inspirada em elementos naturais e artísticos. Em destaque estiveram as malhas, peças oversized, looks monocromáticos e os layers. O design urbano é sem dúvida a imagem de marca da criadora, que ficou mais uma vez bem representado na sua nova coleção. As linhas puras, sobreposições e volumes, prevaleceram em peças depuradas, intemporais e versáteis.

O romantismo bucólico de Pé de Chumbo
O romantismo bucólico de Pé de Chumbo
Ver artigo

O inverno de Pé de Chumbo foi dividido em três temas - Streetwear, casual e festa. Inspirado nos tartan tradicionais com formas contemporâneas, misturando o urbano no romantismo bucólico. Nos materiais destacaram-se as texturas plastificadas, brilhos metálicos, folhos e lãs. Nas cores, o preto, verde, vermelho, cinza e o azul elétrico.

A marca MEAM destacou-se pelo uso de lãs e jerseys, assim como os metalizados inspirados na lei da atração. Em destaque estiveram também os estampados luxuosos, com combinações de temas antagónicos, que acabaram por dar um toque irreverente às peças mais minimalistas. Os tecidos brilhantes contrastaram com os volumes e a silhueta feminina fundiu-se com a masculina.

Hugo Costa reafirma o punk
Hugo Costa reafirma o punk
Ver artigo

O início da noite ficou marcado pelo desfile de Hugo Costa, que introduziu o magenta e o azul elétrico como uma das tendências da próxima estação. A sua coleção '(A)way of Punk' inspirada na cultura marginal e na auto-afirmação refletida no estilo punk, surgiu através das combinações de matérias mais agressivas com coordenados justapostos de forma não convencional. Numa explosão cromática, distinguiram-se o vermelho, roxo, azul, cinza e o branco.

Luís Buchinho encheu, mais uma vez, a passerelle do Portugal Fashion com caras conhecidas que não quiseram perder as novas propostas para o próximo Outono/ Inverno. A sua coleção 'Night Drive' sobressaiu pela introdução de padrões inspirados no futurismo e na estética computacional do final dos anos 60. Na paleta de cores, o preto surgiu em diferentes tonalidades aliado ao azul primário, verde azeitona e ao laranja puro.

Veja o desfile do designer abaixo:

Chegou a vez de Micaela Oliveira surpreender na passerelle com uma coleção inspirada no mundo encantado, marcada por vestidos esvoaçantes e tecidos requintados. A atriz Rita Pereira abriu este desfile, com uma peça que aliou a luxúria ao glamour. Numa fusão entre o mundo imaginário e a realidade, nasceu uma coleção elegante, sofisticada e surpreendente. Nos materiais, as rendas originaram luzes e sombras, as cores transmitiram sentimentos, os tecidos sensações e os cortes determinação e objetivos.

Veja o desfile da designer abaixo:

Miguel Vieira encerrou o segundo dia do Portugal Fashion com uma coleção inspirada pelo Rock & Roll. Sendo este, um movimento cultural que se reflete no mundo da moda e cria ícones intemporais. Numa silhueta clássica e esguia, o designer contrastou peças volumosas e peças sobrepostas. Nas cores realçaram o preto caviar, azul marinho, verde azeitona e alguns toques de dourado.

Nos materiais surgiram as malhas, tecidos com lurex, jacquards, estampados em flocado sob fazenda, pêlo falso, lantejoulas, napa, tecidos laminados e plissados.

Veja o desfile do designer abaixo:

Fique a par de todos os desfiles do último dia do Portugal Fashion, através do horário abaixo:

24 DE MARÇO
15h00 NUNO BALTAZAR
16h00 KATTY XIOMARA
17h00 SHOES | AMBITIOUS, FLY LONDON, J. REINALDO, NOBRAND, RUFEL, THE BARON'S CAGE
18h00 CONCRETO
19h00 ANA SOUSA
20h00 LION OF PORCHES
21h30 DIELMAR
22h30 LUÍS ONOFRE
23h30 DIOGO MIRANDA

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.