O primeiro dia da 53ª edição da Modalisboa abriu com ‘Sangue Novo’, com as propostas de 10 jovens designers para a próxima primavera/verão 2020. André Santos, Beatriz Julião, Cêlá, Feliciano, Ferencz Borbala, Filipe Cerejo, Flávia Brito, Francisco Pereira, Inês Manuel Baptista e Louis Appelmans foram os concorrentes, escolhidos entre 82 candidaturas (59 portuguesas e 23 internacionais).

Desta vez não foi escolhido um só vencedor, como habitualmente, mas seis finalistas: Inês Manuel Baptista, Filipe Cerejo, Cêlá, Francisco Pereira, Louis Appelmans e Flávia Brito. Para além de ganharem 1000€ cada, vão apresentar uma nova coleção na edição de março do evento. Só aí se vai definir o grande vencedor desta plataforma.

Às 20h a marca Hibu apresentou ‘CRU-L’, uma coleção de básicos, non-seasonal, influenciada pela apropriação estética do workwear com o objetivo de apresentar durabilidade, utilidade e conforto de uma forma contemporânea. É uma coleção esteticamente mais limpa e direta, mantendo os cortes não convencionais, detalhes modernos e desconstruídos e silhuetas oversized. As malhas, gangas e algodões reinaram, em tons de preto, azul Klein, verde e branco.

Por volta das 21h Stoners, da Colisão Studios, apresentou uma ode ao mármore português numa coleção de vestuário e joalharia. Nesta coleção foi usada pedra mármore portuguesa em pó, grão, argolas e cilindros. Folha de ouro, prata, diamantes, strass, pvc reciclado, resina acrílica, eco-plástico e algodão impermeabilizado também estiveram em destaque. Este foi um desfile com diferentes técnicas aplicadas, tais como drapping, estampagem e tingimento manual, bock printing de gravação manual em pedra mármore, 3D printing e CNC laser cut.

Seguiu-se Valentim Quaresma que apresentou um ‘Manifesto’ como temática da sua coleção de primavera/verão 2020. A silhueta foi desconstruída e fluida e foi possível ver alguns jogos de assimetrias com espírito militar, num mix entre o luxo e o despojado.

A marca Awaytomars fechou o primeiro dia de ModaLisboa com uma coleção inspirada na vida em Marte. Ou neste caso em concreto, a vida que a marca imagina poder existir em Marte.

Amanhã prepare-se para o segundo dia desta edição da ModaLisboa e não perca as propostas de Nuno Gama, Imauve, Ricardo Preto, Luís Onofre, Dino Alves, entre outros.

Acompanhe tudo aqui.

Imagens: Ugo Camera/ModaLisboa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.