O britânico Kim Jones, diretor das coleções de moda feminina da casa romana Fendi e também estilista da moda masculina Dior, apresentou uma passerelle com ares futuristas.
Os cortes são majestosos, as cores são vibrantes: preto, azul escuro, vermelho, violeta.
As "imperatrizes" avançam em impressionantes sapatos plataforma, sem salto, o que provoca alguns tropeções na passerelle. Há um tom bélico, as caudas dos vestidos são longas.
“A minha razão de estar na Fendi é celebrar o poder das mulheres”, declara Kim Jones na nota de apresentação da coleção primavera/verão.
Os lemas de Imane Ayissi
O camaronês Imane Ayissi joga com lemas. Tecidos estampados, típicos da cultura têxtil de África Ocidental, apresentam as mensagens que considera importantes.
A palavra "foufoullou" na língua Ewondo dos Camarões significa "mistura". Em outros vestidos aparece "ensemble" (juntos, em francês).
Impresso num vestido branco, um slogan proclama: "No Fashion on a dead planet" ('Não há moda num planeta morto'). Os vestidos brincam com os tons de verde e rosa.
O criador camaronês gosta de brincar com lantejoulas e rendas, nas cores da cultura adire da Nigéria.
Ex-dançarina do Ballet Nacional de Camarões, Imane Ayissi entrou para a história em 2020 ao tornar-se o primeiro estilista da África subsaariana a aparecer no calendário oficial da alta costura.
Mangá e teatro "Nô" no desfile de Yuima Nakazato
O japonês Yuima Nakazato prestou homenagem ao teatro "Nô" do seu país e também ao mangá, com dançarinas e modelos de cabelos coloridos.
As bailarinas apareciam com os rostos cobertos por farinha de arroz, típico do teatro gestual japonês, e as modelos desfilavam com botas altas de inspiração gótica, uma nota excêntrica num desfile de alta costura.
O corte é assimétrico, as cores vivas, os estampados psicodélicos. Quimonos e vestidos de gala rompem com a atmosfera do Oratório do Louvre, o templo protestante utilizado para o desfile.
Yuima Nakazato, 37 anos, conhecido pelos seus figurinos para cantores, permanece fiel à sua estética inovadora.
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