Mostrar o que de melhor se faz em Portugal ao mundo através de um showroom tecnológico que também é uma loja é o objetivo da eNeNe, o nome que é também a sigla de Nouveaux Navigateurs. O projeto de um casal gay português que, assumindo o papel de novos navegadores, pretende dar a conhecer aos parisienses marcas e criadores nacionais que passam, assim, a dispor de um novo canal de distribuição num mercado competitivo e exigente.

"O Luís [Filipe Neto] e o marido, o Carlos [Sereno], foram morar para Portugal e aperceberam-se rapidamente que o país tinha muitos talentos por descobrir. Tiveram então a ideia de lhe oferecer a mais bela vitrine e imagem internacional que o país merece", confidenciou, à revista Qweek, Maria Afonso, a portuguesa que está a gerir o showroom, "o primeiro conceito figital do mundo", como já lhe chamaram, por aliar um espaço físico a um conceito digital.

"Nenhum dos produtos expostos tem o preço indicado. Será necessário descarregar uma aplicação móvel que foi desenvolvida especialmente para este projeto para os conseguir ver", refere a responsável. "Vamos usar aqui muita tecnologia, como é o caso das ferramentas de hologramas, instrumentos fantásticos que nos permitirão valorizar os nossos produtos", acrescenta ainda. Em Paris, estão no número 24 da Rue du Temple, no Marais.

"É um bairro central que tem um potencial de visibilidade para uma marca incrível", assegura. Ruben Alves, o ator e realizador de origem portuguesa que assinou o filme "A gaiola dourada" é o padrinho do projeto, que comercializa marcas como a The Baron's Cage, a Freakloset, a Burel Mountain Originals, a Wolf & Son, a Saccus, a Sugo Cork Rugs, a José Gourmet e a Quinta da Boavista, além de peças dos estilistas Luís Carvalho e Ricardo Andrez.