‘You Can Leave [Tu podes deixar] - Collections’ – as t-shirts solidárias da Josefinas, que apoiam mulheres vítimas de violência doméstica através da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – foi distinguida pela AdForum França como uma das cinco melhores campanhas do mundo desta semana, assumindo-se como a única representante portuguesa na lista.
‘You Can Leave - Collections’ é assinada pela dupla criativa Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, detentores de um Leão de Ouro, e agora fundadores da recém-criada agência ‘Coming Soon’.
Lançada no passado mês de fevereiro, esta campanha já conseguiu ajudar cerca de 70 mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal. A AdForum, um espaço digital dedicado à descoberta e destaque das melhores campanhas publicitárias, colocou a campanha da Josefinas ao lado de marcas como a Hennessy, Heinz, FFRE e Nikon.
A esta campanha foi ainda atribuída o selo de “Best Social & Environmental Campaigns” [“Melhor Campanha de Responsabilidade Social e Ambiental”] que, através da linguagem e iconografia do mundo da moda, ilustra, em t-shirts, as desculpas mais usadas pelas vítimas para explicarem às famílias e amigos os seus ferimentos e nódoas negras: “caí pelas escadas”, “fui contra um armário”, “fui contra uma parede”.
Por cada t-shirt vendida, uma mulher vítima de violência doméstica é apoiada pela APAV, destinando-se o montante às Casas de Abrigo da instituição.
“A violência doméstica é uma realidade assustadora, presente na vida de milhares de mulheres e que rouba a vida a tantas outras. Quando lançámos a edição das t-shirts ‘You Can Leave - Collections’ na passada segunda-feira, entre janeiro e fevereiro de 2019, já se registavam 10 vítimas de violência doméstica em Portugal. Uma semana depois, o número de vítimas subiu para 11. Não podemos continuar a virar a cara e fazer de conta que isto é um problema entre casais; este é um problema de todas nós!” disse Maria Cunha, representante da Josefinas.
A coleção está disponível em exclusivo na loja online da Josefinas por 79€. Além de t-shirts, a marca disponibiliza uma linha de sapatilhas solidárias e atacadores.
Comentários