‘You Can Leave [Tu podes deixar] - Collections’ – as t-shirts solidárias da Josefinas, que apoiam mulheres vítimas de violência doméstica através da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – foi distinguida pela AdForum França como uma das cinco melhores campanhas do mundo desta semana, assumindo-se como a única representante portuguesa na lista.

‘You Can Leave - Collections’ é assinada pela dupla criativa Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, detentores de um Leão de Ouro, e agora fundadores da recém-criada agência ‘Coming Soon’.

Lançada no passado mês de fevereiro, esta campanha já conseguiu ajudar cerca de 70 mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal. A AdForum, um espaço digital dedicado à descoberta e destaque das melhores campanhas publicitárias, colocou a campanha da Josefinas ao lado de marcas como a Hennessy, Heinz, FFRE e Nikon.

A esta campanha foi ainda atribuída o selo de “Best Social & Environmental Campaigns” [“Melhor Campanha de Responsabilidade Social e Ambiental”] que, através da linguagem e iconografia do mundo da moda, ilustra, em t-shirts, as desculpas mais usadas pelas vítimas para explicarem às famílias e amigos os seus ferimentos e nódoas negras: “caí pelas escadas”, “fui contra um armário”, “fui contra uma parede”.

Campanha solidária da marca Josefinas
Campanha solidária da marca Josefinas As desculpas mais usadas pelas vítimas para explicarem às famílias e amigos os seus ferimentos e nódoas negras. créditos: Josefinas

Por cada t-shirt vendida, uma mulher vítima de violência doméstica é apoiada pela APAV, destinando-se o montante às Casas de Abrigo da instituição.

“A violência doméstica é uma realidade assustadora, presente na vida de milhares de mulheres e que rouba a vida a tantas outras. Quando lançámos a edição das t-shirts ‘You Can Leave - Collections’ na passada segunda-feira, entre janeiro e fevereiro de 2019, já se registavam 10 vítimas de violência doméstica em Portugal. Uma semana depois, o número de vítimas subiu para 11. Não podemos continuar a virar a cara e fazer de conta que isto é um problema entre casais; este é um problema de todas nós!” disse Maria Cunha, representante da Josefinas.

A coleção está disponível em exclusivo na loja online da Josefinas por 79€. Além de t-shirts, a marca disponibiliza uma linha de sapatilhas solidárias e atacadores.