A filha do treinador de futebol britânico Phil Neville, Isabella Neville, que sofre de paralisia cerebral, assinou um contrato com a agência de modelos Source Models. Apesar de ter apenas 13 anos, é a primeira manequim com deficiência contratada pela empresa. «Ela não gosta de ser tratada de maneira diferente. Ela só pretende ser uma pessoa normal e faz por isso todos os dias», afirmou, em entrevista ao jornal Mirror Julie Neville, mãe da jovem.

Ao contrário de outras épocas, Izzy, como os amigos a tratam, já consegue andar sozinha mas, durante 10 anos, teve de usar muletas. «Ela não quer um tratamento especial nem qualquer tipo de ajuda», acrescenta a progenitora, orgulhosa da evolução da filha. «É difícil para nós. O Philip e eu queremos proteger a Isabella. Estamos a tentar que ela realize os seus sonhos, como qualquer outra miúda da idade dela», diz ainda.

Antes que os acusem de estar a assinar um contrato com uma pessoa com deficiência só por causa de ser filha de uma antiga glória do futebol britânico, os proprietários da agência defendem-se. «Não representamos modelos nem artistas com deficiência porque geralmente não recebemos propostas [de pessoas com estas características]», pode ler-se no site da companhia.

«Para além dela ter uma imagem muito comercial, ficámos impressionados com a determinação que demonstrou e com o facto de não deixar que a sua incapacidade a impeça [de prosseguir os seus sonhos]», garantem os responsáveis. Isabella Neville tinha 18 meses quando lhe foi diagnosticada a paralisia cerebral. Na altura, os médicos deram-lhe apenas 24 horas de vida e, anos mais tarde, disseram aos pais que nunca andaria.

Texto: Luis Batista Gonçalves com Source Models (fotografias)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.