Usar saltos altos nos dias que correm está na moda, mas há que ter cuidados especiais com a coluna e perceber que tipo de salto se usa, pois nem tudo se resume a uma questão de alturas.

Os saltos quadrados ou plataformas são os melhores para quem tem peso a mais e para quem está a iniciar-se nestas aventuras mais altas.

O salto agulha é o ideal para festas, mas para andar na calçada portuguesa, evite-os. E se quiser melhorar a sua postura treine com um livro na cabeça, balance os braços para equilibrar o movimento e dê passadas curtas.

Aqui ficam os diversos tipos de salto:

Agulha ou Stiletto:
É uma invenção do designer francês Roger Vivier nos anos 50 e é o salto mais elegante e sexy de todos. Pode ser usado em sapatos fechados ou em sandálias e pode ter até 10 centímetros de altura. É aquele que mais pode prejudicar a coluna, daí não poder abusar-se dele.

Anabela:
É um tipo de plataforma, mas ao invés de ter um salto linear, tem a base perto dos dedos mais baixa e evolui para o salto mais alto na região do calcanhar. É um dos melhores saltos para quem fica em pé muitas horas.

Luis XV:
Tem um máximo de quatro centímetros de altura e uma base um pouco mais larga. Tornou-se popular pelo monarca francês Luís XV e é um salto que fica bem com qualquer tipo de roupa.

Meia-pata:
A base na região dos dedos é tipo plataforma, mas o salto é mais fino. Deixa os pés elegantes, porém não é indicado para quem passa muitas horas em pé.

Plataforma
É aquele que melhor distribui o peso e a pressão do corpo pela planta do pé, daí ser dos mais confortáveis para o emprego e para ocasiões informais.

Salto cubano
Este modelo é mais baixo e mais grosso. Ele começa bem largo na altura da sola e afina um pouco no final – mas continua largo, se comparado a um salto agulha.É muito usado pelas dançarinas de flamenco já que garante equilíbrio aos passos da dança.

Salto quadrado
Peça indispensável em qualquer armário, o salto quadrado é sinónimo de conforto e volta a estar na moda por cusa do vintage.

Veja ainda:

Aprenda a andar de saltos altos

Entre com o pé direito e com o pé esquerdo no outono

Furnas do Guincho reabre com novo look

Alianças para todos os gostos

O que vestir com as mudanças de tempo