Cada vez mais a procura por peças de prata ou de ouro tem substituído as peças de bijuteria e isso acontece não só pelo facto de durarem mais tempo, como por serem mais resistentes.

A única parte chata destas peças é o facto de o uso constante fazer com que fiquem escuras. Mas antes de as mandar limpar numa ourivesaria dê uma vista de olhos nestas dicas que temos para si e experimente dar-lhes uma nova vida em casa.

Papel alumínio

É uma das formas mais simples de dar um novo brilho às suas peças e para o fazer só necessita de:

- Um recipiente

- 1 litro de água quente

- 3 colheres de sal

- 2 colheres de bicarbonato de sódio

- Pedaços de papel alumínio

Coloque a água quente no recipiente e acrescente o sal, o bicarbonato de sódio e mexa tudo muito bem. De seguida, deve colocar o papel de alumínio e as peças de prata no seu interior. Deixe atuar durante 30 minutos e depois passe-as por água.

Pasta de dentes

Este produto é muito usado para eliminar riscos, mas convém saber que nem todas as pastas funcionam, principalmente as que não são brancas. Para fazer esta “receita” precisa de:

- Pasta de dentes branca

- Tecido de algodão ou escova de dentes soft

É necessário que tenha cuidado porque aqui o objetivo é eliminar os riscos da peça e, por isso, é essencial que opte por uma escova de dentes que seja muito suave. Depois só necessita de colocar a pasta de dentes na peça e polir. Assim que estiver bem polido, passe por água morna e deixe secar.

Vinagre

Existem duas formas de limpar as suas peças de prata com vinagre e isso depende muito do estado em que estas se encontram. A primeira forma - e a mais indicada para quando as peças estão poucos sujas e brilhantes - é colocá-las num recipiente coberto de vinagre durante duas horas- A outra passa por algo um pouco mais elaborado e, por isso, vai precisar mais do que apenas vinagre.

- 200 ml de vinagre de vinho branco

- 2 colheres de bicarbonato de sódio

Misture o vinagre e o bicarbonato num recipiente e coloque as suas peças de molho durante três horas. Assim que tiver passado o tempo retire-as, passe-as por água e depois utilize um pano de flanela para as polir.

Banana

Esta é, sem dúvida, a técnica mais rápida. Apenas precisa da casca de uma banana, que deverá esfregar nas peças de forma a poli-las, e de seguida limpar com um pano de flanela. Mais rápido, simples e fácil é impossível.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.