O casamento é um compromisso que envolve duas pessoas que decidem partilhar a sua vida.  É um ato de livre arbítrio e envolve vontade e desejo. A aliança é vista como um símbolo deste compromisso de amor para toda a vida, mas nem sempre a nossa cara metade não a quer usar. Para algumas pessoas a aliança é vista como um acessório anti-traição porque mostra aos outros que a pessoa é comprometida. Por este motivo as alianças são todas parecidas, para não serem confundidas com um simples artigo de joalharia. Mas a aliança não deve ter esse objetivo mas sim, ser usada como uma recordação de um dia tão especial e da felicidade partilhada por ambos.

No entanto muitos homens não usam aliança, o que nos leva a perguntar a razão. As esposas dedicadas ficam inseguras e pensam logo no pior motivo - infidelidade. Mas nem sempre é esse o motivo, existem muitas outras razões para o homem não usar a aliança:

Desconforto

Alguns homens casados não usam aliança porque simplesmente não estão habituados ao toque do metal no dedo. Muitos nunca usaram anéis e não se sentem confortáveis por sentir algo a prender o dedo.

Alergia

Existem muitas pessoas alérgicas a metais, mesmo aos mais preciosos, causando irritação e mau estar. Esta condição também afeta homens casados, o que não lhes permite usar aliança.

Trabalho

Um dos motivos mais usuais é o tipo de trabalho que o marido tem. Em alguns empregos não é permitido usar aliança. Se trabalhar com máquinas pesadas, numa fábrica ou construção civil, não pode usar anéis porque corre o risco de ficar com o dedo preso e coloca em risco a sua segurança e até a dos outros.

Por escolha

Para alguns homens não faz sentido usar aliança, são contra o objeto e não contra o matrimónio. Simplesmente não sentem necessidade de andar a exibir uma jóia tão cara que pode levar a assaltos.

Tamanho errado

Como se costuma dizer, os homens tendem a ganhar uns quilinhos quando assentam. Nestes casos a aliança pode ficar um pouco apertada causando desconforto. Se decidem não a alargar é porque têm esperança de recuperar a linha, ms enquanto isso não acontece (e o processo pode ser longo) mantêm o tamanho errado e o desconforto.

Pouco cuidado

Alguns retiram a aliança muitas vezes ao dia para fazer algumas tarefas ou desportos e o que pode acontecer é esquecerem-se de voltar a colocá-la. Muitos perdem a aliança porque não se lembram de onde a colocaram.

Infidelidade

Por último vem o pior motivo de todos, mas não o mais comum, porque a aliança pode sair quando for necessário e a mulher nem dá por isso. O facto de um homem usar aliança afasta algumas mulheres solteiras que procuram uma relação séria. Por este motivo os homens que procuram diversão optam por não usar aliança. Se uma mulher encontrar um homem casado que não usa aliança vai ter que confiar nas palavras dele e muitas vezes é enganada. Outros não procuram um caso, nem uma amante, gostam apenas da sensação da atenção dada pelas mulheres solteiras.

O que importa realmente é falar com o homem e tentar descobrir o motivo. Mas não se deve preocupar logo de caras com a infidelidade porque nem sempre a pequena aliança afasta as mulheres, também existem mulheres que preferem os homens casados. Nestes casos não usar aliança até pode ajudar...

Não se esqueça que não é um objeto que vai fazer com que fiquem juntos para sempre por isso não dê tanta importância à aliança.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.