De certeza que já lhe aconteceu receber um convite para um evento com um dress code específico e ter ficado completamente confusa sobre o que levar para a ocasião. Com tantas definições, é normal que fique confusa sobre o que deve realmente usar. Caso o convite não o indique, pode sempre obter alguns dados através do tipo de evento ou cerimónia, se este tem maior ou menor formalidade, onde o acto vai decorrer ou, ainda, a que hora do dia vai acontecer. Existem também outras situações onde o convite indica expressamente o dress code indicado para o evento e são esses que vamos revelar-lhe agora.

White Tie

É o mais formal de todos. O conselho mais fácil quando receber um convite com este dress code é pensar num vestido que pudesse usar nos Óscares, logo, vestidos longos são a peça ideal. Use também as suas melhores joias e até luvas compridas. Não tem nada que saber: neste dress code é para usar aqueles vestidos de sonho... o único problema é que é muito raro haver um evento para este dress code.

Black Tie

Este dress code já é um pouco menos formal que o White Tie mas ainda sim bastante formal, o que normalmente implica que a mulher use vestido longo.  No entanto, também pode usar um vestido cocktail, desde que seja bastante sofisticado e nunca acima dos joelhos.

Creative Black Tie

Este dress code é muito fácil. É pegar nas dicas que já demos do Black Tie e acrescentar irreverência e criatividade. Pode misturar texturas e cores com acessórios fortes, marcantes. O objetivo é dar um toque mais moda e trendy ao look formal.

Cocktail

Este é um dos dress codes mais pedidos. É algo mais descontraído, onde pode usar um vestido curto, pelos joelhos, canelas ou até um vestido comprido, desde que seja bastante vaporoso. Também pode usar peças separadas, como saia ou calção.

Business Formal

Com este dress code estamos a entrar nos eventos menos formais mas ainda com alguma formalidade,  mais no âmbito profissional. Este código aparece em eventos de trabalho como uma conferência ou um almoço a propósito da vinda de algum cliente. Aqui o look ideal é estar elegante ao estilo “mulher de negócios”. Opte por umas calças, um vestido pelos joelhos ou uma saia ou vestido lápis. Neste dress code não se pretendem os brilhos nem o glamour do Black Tie.

Business Casual

Este dress code é o típico de um dia de trabalho numa empresa que exige um dress code de trabalho formal.

Smart Casual

Neste dress code basta apenas dar um toque ao seu look do dia-a-dia de trabalho com um detalhe que transmita um visual mais 'trendy'. Por exemplo, usar uns sapatos de design ou que se destaquem mais com um visual mais neutro ou optar por acessórios statement.

Casual

Neste dress code o nome já diz tudo. É algo com conforto, que use normalmente no seu dia a dia quando não tem de respeitar dress codes formais. Neste look tudo é possível: calças de ganga, t-shirts, ténis, etc...

Urban Chic

Este é um dress code moderno e contemporâneo, com um toque vanguardista, que engloba desde saias a calças, passando por vestidos. Vale tudo, desde que seja urbano e atual.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.