Casar na praia continua a ser uma tendência seguida por muitos casais que desejam trocar os seus votos a inspirar a brisa marítima, com as ondas e o mar como banda sonora e o horizonte azul como pano de fundo. Assim, simples e despretensiosas, as cerimónias de casamento que se realizam na praia estão a tornar-se cada vez mais procuradas e, consequentemente, mais exigentes e, ao mesmo tempo, elegantes e mágicas. Eis o que deve saber.

É permitido casar na praia?

Uma vez que uma praia corresponde a um espaço, os noivos necessitam de ter uma licença que lhes dê a permissão para realizarem o enlace aqui, quer se trate de uma cerimónia religiosa ou civil.

Se a praia favorita do casal, na qual desejam receber os seus amigos e familiares para celebrarem o amor que os une, corresponde a uma praia selvagem sem qualquer tipo de concessão, o processo poderá tornar-se ligeiramente mais complicado. Para o efeito, os noivos terão de pedir uma licença à Capitania Regional – entidade responsável pela orla costeira portuguesa.

Trata-se de um grande dia na vida dos implicados, pelo que o noivo e a noiva, na maioria das vezes, mostram-se muito ambiciosos para que o seu casamento seja único e memorável para todos. Para tal, optam por cerimónias extremamente elaboradas, inesquecíveis, que incluem fogo-de-artifício e fogueiras. Se essa for a sua intenção, terá de apresentar um outro tipo de licença, apresentada pela junta de freguesia. As datas neste campo correspondem a um aspecto de alta importância, pelo que é recomendável que os noivos tratem de todas estas burocracias com pelo menos 30 dias de antecedência.

créditos: Hélder Couto Photographer

A época balnear corresponde a uma boa altura para casar?

De acordo com os peritos – os wedding planners -, o mais aconselhável é que os noivos evitem os casamentos na praia (com ou sem concessão) durante a época balnear e, especialmente, aos fins-de-semana. Uma vez que se tratam de espaços públicos, é normal que nesta altura as praias estejam lotadas.

Casar na praia: dicas para uma cerimónia memorável
créditos: Sérgio Murillo

Que alternativas existem?

Por vezes, as licenças solicitadas pelos noivos são negadas, pelo que as alternativas são sempre bem-vindas. Assim, o casal pode optar por realizar o seu casamento civil em qualquer espaço privado que detenha uma concessão numa praia. Esta corresponde a uma opção que permite que os futuros “marido e mulher” poupem tempo e dinheiro. Assim, se optarem por tornarem um restaurante ou um bar de praia como palco do vosso casamento, daqui desprender-se-á uma nova questão que ficará automaticamente solucionada: as infra-estruturas. Desta forma, podem usufruir dos espaços fechados, do serviço de catering e a própria cozinha do espaço que receberá o vosso casamento, evitando, simultaneamente, toda uma logística que se poderia revelar pouco fazível.

Casar na praia: dicas para uma cerimónia memorável
créditos: Ludgi Fotografos

Como qualquer casamento, uma cerimónia na praia requer um plano B. Para evitar algumas complicações que poderão advir de toda a organização, existem algumas decisões e aspectos que os noivos não devem descurar. Assim, os casamentos na praia querem-se pequenos, até porque tornam-se mais complicados de planear quando o número de convidados excede as 50 pessoas.

Para este tipo de casamento em particular, há um momento do dia que é o ideal e o mais recomendado: o final da tarde uma vez que corresponde à fase posterior ao pico de calor do meio-dia e o momento que antecede a brisa fresca marítima que invade o ambiente com o cair da noite. Para além disso, o pôr –de-sol é um dos aspectos mais românticos.

Se estiver a planear uma cerimónia na praia, tenha também em conta as condições meteorológicas e pense mais além para que não sejam apanhados desprevenidos. Assim, devem pensar estrategicamente e estar preparados para qualquer tipo de eventualidade. Não se limite apenas às probabilidades de precipitação e temperaturas. Tenha especial atenção, também, à subida e descida da marés.

Ultimate tip: Crie e tenha um plano B caso o seu dia de sol de sonho se torne num dia chuvoso.

Casar na praia: dicas para uma cerimónia memorável
créditos: Kailua Fonte da Telha

Como proceder à decoração?

Qualquer casamento na praia deve ser minimalista e simples, mas no entanto, nunca descurando a elegância. De facto, todo o cenário natural contribui para uma decoração única e excepcional, pedindo apenas alguns pormenores estratégicos que irão conferir um toque especial e de personalidade a este dia. O mais importante é que mantenha uma coerência temática e que crie uma harmonia perfeita entre as cores da própria natureza: o azul marinho, os dourados e os tons brancos.

Este tipo de cerimónia é, por norma, também, mais informais, pelo que o dress code é mais descontraído.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.