Cada vez mais as pessoas se preocupam com a sua imagem e com o que devem vestir, no entanto, pode ser complicado escolher as melhores peças. Nesse sentido, a Strazzera preparou um guia para a ajudar a perceber o seu tipo de corpo, as peças de vestuário mais indicadas para si e os truques para tirar mais partido da sua silhueta.

O truque é conhecer bem o seu corpo, saber quais as suas mais valias e qualidades e como as evidenciar, bem como os seus defeitos e inseguranças e saber como os disfarçar. Para tal, tem que perceber as suas proporções e o seu formato de corpo consoante a sua altura e peso e medidas.

Para a ajudar, apresentamos-lhe as 5 silhuetas mais comuns no corpo feminino. Determine qual é a sua e aprenda a tirar partido do seu corpo:

Silhueta Ampulheta

A silhueta ampulheta é caracterizada por um corpo com a cintura definida, onde existe uma proporcionalidade entre os ombros e as ancas.

Sugestões da Strazzera:

Se este é o seu caso, os profissionais da Strazzera sugerem um guarda-roupa com tecidos macios e fluídos mas com linhas definidas, de tons sólidos e padrões delicados.
Para a parte de cima do corpo, opte pelas que permitam dar a ilusão de alongamento da sua silhueta. Eis alguns dos exemplos: golas em U e golas em V, túnicas, blazers e camisas cintadas, riscas verticais ou tons monocromáticos.

A evitar:

Deve tentar evitar volume na zona dos ombros e ancas como mangas balão, laços, folhos, calças muito largas com pinças e pregas.

Veja mais na página seguinte

Silhueta Triângulo Invertido

A silhueta Triângulo Invertido é caracterizada pelo peso visual na parte de cima do corpo, ou seja, ombros mais largos que as ancas, cintura menos definida e geralmente pernas mais finas.

Sugestões da Strazzera:

Se este é o seu caso deve optar por equilibrar os membros inferiores com os superiores, logo, evitar chamar à atenção aos membros superiores dando mais evidência às pernas e ancas.
Um dos truques mais recomendados pela Strazzera é apostar nas cores escuras e neutras em cima e deixar os tons claros, brilhos, padrões e texturas para a parte de baixo. Aposte em calças largas, saias evasé e balão, folhos, bolsos, pinças, pregas , linhas horizontais e tecidos estampados. Na parte superior do corpo opte por peças cintadas, tops cruzados e blazers.

A evitar:

Deve tentar evitar o volume na zona dos ombros e peito, mangas curtas, alças finas, cai cai, colares volumosos, camisas de laçada, enchumaços nos ombros e folhos. Esqueça as calças skinny ou que afunilam nos tornozelos.

Veja mais na página seguinte

Silhueta Triângulo

A silhueta Triângulo é caracterizada pelo peso visual na parte de baixo do corpo, ou seja, ancas mais largas que os ombros. Habitualmente as mulheres com esta silhueta têm pernas mais largas e ombros esguios.

Sugestões da Strazzera:

Se este é o seu caso, opte por chamar à atenção ao rosto, pescoço, peito, cintura e braços. Evite chamar atenção às ancas. Deve ter no seu guarda-roupa peças em malha, piquet e com linhas bem definidas. Opte por golas largas e volumosas, decotes barco, mangas balão, peças com enchumaços, cai cai e decotes em V. Na parte de cima do corpo opte por utilizar cores vivas, padrões e brilhos, deixe os tons escuros e pouco chamativos para a parte de baixo.
Em vestidos escolha cortes retos e justos, vestidos tubo e com saias lápis.
Acessorize o seu look com brincos, colares, lenços e écharpes.

A evitar:

Evite calças e saias volumosas, evasé, boca de sino, peças com bolsos volumosos bem como com pregas e folhos.

Veja mais na página seguinte

Silhueta Redonda ou Maça

A silhueta redonda ou maça é caracterizada pelo corpo geralmente redonda onde a barriga é a maior medida do corpo.

Sugestão:

Se este é o seu caso deve optar por destacar os membros e evitar evidenciar o tronco e a cintura. O seu objetivo será alongar a silhueta, para tal, opte por linhas em V e U, colarinhos, alças ao pescoço, linhas verticais e peças cintadas. As saias devem ter uma ondulação no final, escolha calças a direito, com o cós largo e a cintura no lugar.
Aposte em looks monocromáticos que alongam a silhueta e utilize acessórios para valorizar o seu estilo.

A evitar:

Evite roupas volumosas e largas ou muito justas, com folhos, pregas, bolsos, padrões grandes, cores chamativas e riscas horizontais.

Veja mais na página seguinte

Silhueta Retângulo ou linha

A silhueta retângulo ou linha é caracterizada geralmente por um corpo simétrico e magro, sem curvas. Existe uma proporcionalidade entre a cintura, ancas e ombros.

Sugestões Strazzera:

Se este é o seu caso deve optar por evitar chamar à atenção para a falta de curvas e dar enfâse aos braços, ancas e pernas. O objetivo será criar a ilusão de uma silhueta mais curvilínea, por exemplo com padrões e cores mais arrojadas que ajudam a criar essa ilusão, tecidos como o algodão linho, lã e ganga.
Deve tentar utilizar peças e acessórios que marquem a cintura, blazers, coletes, camisas cintadas, faixas, cintos, decotes em V e U. Para a parte de baixo opte por calções, mini-saias, saias redondas, com pinças, pregas e folhos, evasé e soleil, bem como calças skinny, à boca de cino e com pinças.

A evitar:

Evite os looks monocromáticos optando por contrastes fortes. Evite também peças retas e sem formas que não definem o corpo.

Agora só têm que descobrir qual é a sua silhueta e a partir dai seguir todas as nossas dicas. Quando for comprar roupa, além de ter em mente o seu formato de corpo e as nossas sugestões para o valorizar, deve ter sempre em mente a sua personalidade e estilo. O objetivo final deve ser um look coerente e harmonioso.

Ainda tem dúvidas sobre as dicas que a Strazzera preparou para si? Então contacte-nos através do geral@strazzera.pt e coloque-nos as suas questões.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.