Cada ocasião é diferente, assim como o dress code. Sendo assim, o acessório irá ter também de respeitar essas regras de vestuário.
O cinto não é só prático, mas também ajuda a definir o look em si e o modo como você gosta de se vestir. Para saber qual o seu estilo tem de perceber que diferentes tipos de cintos existem também. Veja o que precisa de saber sobre o acessório para definir qual o mais indicado para si:

Comprimento do cinto

Para que um cinto seja ideal, tem de ter comprimento suficiente para passar pela primeira presilha das calças após ter passado pela fivela (depois de já estar de volta da cintura). Se ultrapassar ainda mais que isso não há problema, desde que não seja exagerado.

Fivela do cinto

A regra básica da fivela é: quanto maior for a fivela, menos formal é o cinto. Os que pretendem aparentar um ar mais formal precisam de ter fivelas pequenas, discretas e não muito diferentes da largura do cinto em si. Apenas para ocasiões mais casuais é que se devem utilizar cintos com fivelas grandes e chamativas. Aí sim pode expressar o seu estilo à vontade. Se quer conjugar bem todo o seu conjunto tem também de ter atenção a certos aspetos. Se por acaso tenciona utilizar outro tipo de adornos no seu look, o ideal é que eles sejam da mesma cor que a fivela do cinto (seja tudo em prateado, dourado, etc).

Cor do cinto

Deve combiná-lo com outras peças que sejam dessa mesma cor, por exemplo: se usar uns sapatos castanhos, deve também usar um cinto castanho. Assim como, se usar um cinto preto mais para o brilhante sedoso, deveria usar uns sapatos mais polidos para combinar.

Cinto de tecido

Se pretende um look mais descontraído e moderno pode optar por um cinto de tecido. Pode escolher um que seja com riscas de 2 cores, como azul e branco. Aqui sempre pode ser um pouco original, mas deverá ter em conta as outras peças do conjunto. Se usar esse tal cinto azul e branco, tente conjugar com uma camisa ou calças nas mesmas tonalidades.

Para quem tem uma parte inferior maior

Se este é o seu caso, deve optar por cintos mais grossos e sem detalhes. Também não use o cinto na altura da cintura. Em roupa mais formal tente manter as calças na altura do umbigo e o cinto também.

Para quem tem uma parte inferior menor

Pode escolher cintos mais finos e com fivelas menores (se forem muito grandes, acabam por diminuir o tamanho do seu quadril ainda mais e, consequentemente, causar a impressão de que as suas pernas são mais finas).
Look formal

Para looks mais formais o ideal são cintos de couro com espessura mais fina, mas de acordo com o seu corpo. Novamente, a fivela deve ser discreta e a cor do sapato e do cinto devem ser semelhantes (assim como o material).
As camisas e o fato em si não devem esconder o cinto.

Look casual

Para o dia a dia pode usar um cinto mais largo e com uma fivela maior, mas de acordo com o seu corpo e proporções.
Se pretende usar umas bermudas ou uns jeans, aposte em fivelas de argola, eles combinam muito bem. Tente não usar cintos de couro com ténis desportivos.

Quando trocar

Visto que nenhum cinto dura para sempre, é necessário perceber quando está na altura de o trocar. Se ele já estiver desgastado, com alguns furos ou rasgado é porque é hora de trocar.