Uma dúvida que paira sempre na cabeça das mulheres é saber qual a altura certa para cortar o cabelo. Diz-se sempre que para um cabelo crescer rápido e saudável, é necessário cortar as pontas de 3 em 3 meses. Mas será esse o tempo certo de o fazer? Saiba o que normalmente acontece ao seu cabelo quando fica muito tempo sem o cortar e perceba quando o deve fazer.
1 - Se está com excesso de pontas espigadas e o seu cabelo embaraça com muita facilidade, então está na hora de o cortar. Uma vez embaraçada, a ponta espigada pode enrolar-se aos fios de cabelo saudáveis e provocar a quebra, o que atrapalha o crescimento rápido e saudável dos cabelos. Para que isso não aconteça, é indicado que corte o cabelo de 3 em 3 meses (para que assim as pontas espigadas não prejudiquem a aparência geral do seu cabelo).

2 - O seu cabelo parece seco e opaco? Isso deve-se ao facto de não o cortar durante muito tempo (muitas vezes por achar que é a melhor solução para que cresça). Para além do corte, peça ao seu cabeleireiro que lhe faça uma massagem no couro cabeludo para ativar a circulação. De seguida peça que lhe aplique uma boa máscara de hidratação. Verá que o seu cabelo começará a crescer forte, hidratado e com vida.

3 - Outro sinal de que está na hora do corte, é quando os fios do seu cabelo começam a ficar ressequidos e ásperos. Isso é um claro sinal de desidratação (visto que a oleosidade natural da raiz não consegue chegar às pontas) e nota-se quando tem o cabelo longo e fica muito tempo sem o cortar.

4 - O facto de sentir que o seu cabelo já não tem forma e que está pesado, pode acontecer devido à utilização do champô errado para o seu tipo de cabelo. Para que tal não aconteça, tente mudar de champô até encontrar um que faça o efeito desejado. Caso continue com a sensação de cabelo pesado e se nenhum champô parecer funcionar bem, a melhor solução é o corte.

5 - Existem inúmeras razões para não estar a ver resultados no seu cabelo, apesar de estar farta de o hidratar. Por vezes acontece pela utilização do champô e máscara errados, mas se de facto esse esforço não está a contribuir para um cabelo mais hidratado, é melhor cortá-lo.

6 - Quando o seu cabelo começa a partir-se muito facilmente, é sinal de que está fraco e a precisar de um reforço. Essa situação pode acontecer devido à pré-disposição genética, uso indevido (ou em excesso) de produtos químicos, ter uma alimentação desequilibrada e muitos outros factores. Mas existem maneiras de tentar reverter o estado do seu cabelo, como a utilização de uma máscara fortalecedora, uma hidratação capilar, ter uma boa alimentação e higienização (lave o cabelo com eficiência, sempre com água morna ou fria). Caso costume usar químicos com frequência, espere um tempo sem fazer colorações ou descolorações no seu cabelo. Caso nada resulte isoladamente, experimente cortá-lo também.

7 - O cabelo frisado em excesso pode, por vezes, ser devido a excessos de queratina, reconstruções e cauterizações no cabelo pois, ao tentar melhorar o seu cabelo pode acabar por o deixar mais quebradiço, frisado, rígido e áspero. Para que tal não aconteça, diminua a utilização de certos produtos e espere para ver as diferenças. Caso não note e o seu cabelo continue com problemas recorra ao cabeleireiro.

Guardar