Quem diria que uma ida ao Continente nos pode trazer bem-estar, relaxar e rejuvenescer? Antes de descobrir os Centros de Estética Well’s, eu diria que não. Depois da experiência de sexta-feira, na Well’s de Telheiras, a minha opinião mudou. Talvez até passe a ir ao hipermercado mais vezes. E não será para encher a despensa de casa, será para cuidar de mim.

Leu bem: “cuidar de mim”. Significa que vou entrar no hipermercado de mãos vazias, sem cesto ou carrinho, ignorar as promoções dos detergentes e latas de conserva, e dirigir-me diretamente à Well’s, sem preocupações. E garanto-vos, a sensação de entrar e sair de mãos vazias (se resistir) é libertadora.

Quando percebi que o Centro de Estética Well’s de Telheiras era no interior do Continente, confesso que fiquei apreensiva. Afinal, quando nos submetemos a um tratamento estético queremos sentir-nos seguras, relaxadas e, claro, privacidade. Uma grande superfície, à partida, não parece o lugar ideal. “Onde vou estar deitada? As pessoas vão ver-me de toalha?”, pensei desanimada.

Rapidamente, as minhas dúvidas tiveram resposta. Mal entrei no espaço da Well’s encaminharam-me para a zona de estética. É um mundo à parte. Depressa me esqueci que do outro lado da porta existia uma loja. Estava num espaço sossegado, limpo e privado. Tal como se exige de qualquer spa ou centro estético.

Fui recebida pela especialista Margarida Machado que se mostrou disponível para esclarecer todas as minhas dúvidas. Os Centros de Estética Well’s são operados pelo Grupo Sorisa, a mais antiga e prestigiada empresa de estética em Portugal. No total, existem 18 centros espalhados pelo país.

“Temos um horário bastante alargado que nos facilita imenso, que é das 9h - alguns centros às 10h -, mas, por exemplo, em Lisboa, são todos das 09h às 22h, de segunda a domingo”, explicou.

E a Margarida Machado que me perdoe, pois fiquei por aí. De segunda a domingo, das 9h às 22h? Perfeito. Finalmente, poderia continuar a fazer a fotodepilação que nunca consegui terminar e dizer adeus aos pelos de vez. Para quem, como eu, tem horários de trabalho “diferentes”, é bom saber que podemos tratar de nós “fora de horas”, por exemplo, às 21h.

Em conversa com a Margarida, notei que existe uma grande aposta por parte da Well’s na formação dos seus técnicos, que são todos formados pela EFAPE (Escola de Estética e Especialização Profissional).

Na próxima página: Tratamentos personalizados

Tratamentos personalizados

Antes de qualquer tratamento, é importante fazer uma avaliação, que, felizmente, é gratuita. Isto permite ao técnico adaptar os tratamentos ao cliente. Como a Margarida me explicou, o que serve para uma pessoa, pode não servir para outra.

Por exemplo, a mim, esta especialista não recomendaria a cavitação, que é uma técnica muito procurada em spas. Sem o seu esclarecimento e com vontade de eliminar gordura da zona abdominal, antes do verão, poderia marcar uma ou mais sessões deste tratamento.

Para eu entender melhor, propôs fazermos uma simulação com a máquina desligada. Isto porque, conforme explicou, a cavitação trabalha com ondas, sendo necessário ter uma “prega” de gordura, ou seja, uma dobra “significativa” na barriga. Se não existir gordura suficiente, a máquina vai emitir as ondas sob os órgãos, o que não é aconselhável.

Assim que começou a simular a cavitação no meu abdómen despertei, pois são movimentos fortes e, tal como a própria mencionou, “amachucam-nos” o abdómen para que a onda seja emitida. Como a máquina não estava ligada, não ouvi o zumbido descrito por Margarida.

A seguir a qualquer cavitação faz-se uma pressoterapia. A pressoterapia é uma drenagem linfática mecânica para encaminhar a gordura e ser eliminada.

Tendo em conta que não fiz a avaliação, não pude aventurar-me em demasia e, por isso, jogámos pelo seguro. Experimentei a radiofrequência no abdómen, que é também um tratamento muito procurado, tanto para o corpo como para o rosto, e combate a flacidez da pele.

Apesar de a Margarida me ter enchido o ego, ao dizer que não tinha gordura suficiente para a cavitação, não escapo à flacidez na zona abdominal.

Para mim, as máquinas são sempre assustadoras (quem já fez depilação a laser, entende o meu trauma). Por isso, assim que me deitei e, apesar de estar num ambiente relaxado, comecei a ficar nervosa. Assim que a Margarida ligou a máquina da radiofrequência, fechei os olhos com muita força, como se me preparasse para ser torturada.

Para surpresa minha, a radiofrequência é completamente indolor. Assim que senti o primeiro movimento, relaxei o corpo e os olhos. Parecia que me estavam a fazer uma ecografia. Estava confortável e a sensação era boa. Sentia um calor agradável a subir. O tratamento dura 30 minutos e, embora não seja obrigatório, seguem-se umas breves (e boas) massagens para a absorção do óleo.

E há muito mais para fazer num Centro de Estética Well’s e o ideal é marcar primeiro a avaliação para conseguir melhores resultados e um tratamento adequado a si. A Well’s tem ainda tratamentos combinados que pretendem interagir no organismo em várias frentes: ativação do metabolismo celular, destruição de gordura, redução de celulite, remodelação e refirmação corporal.

No meu caso, ao invés de optar por fazer só a radiofrequência, podia optar pelo combinado Deepfirm. Este programa combina a radiofrequência com bandas Arosha, eletroporação, e outros métodos. Tudo para conseguirmos um corpo firme e tonificado, sem celulite.

Para além do Deepfirm, existe o Cellufree e o Slimflash. Para além destes “Well’s BodyShape” combinarem vários tipos de tratamentos, incluem uma consulta de diagnóstico gratuita e duas consultas de nutrição.