Não há nada melhor do que aquele creme com um cheiro divinal ou o óleo que promete revolucionar a sua pele, mas qual é o custo real de se aplicar estes produtos no seu corpo? Sabia que os seus produtos de uso diário podem estar a pôr em risco o seu cabelo, a sua pele, o seu sistema imunológico, os seus olhos e até mesmo a contribuir para um aumento da possibilidade de desenvolver cancro? Provavelmente iria dar mais atenção aos ingredientes de cada produto, certo?! Hoje em dia está-se cada vez mais a tomar atenção ao rótulo dos alimentos que estamos a consumir, mas infelizmente, ainda não há o mesmo cuidado com os cosméticos.

Muitas das vezes aquilo que coloca na sua pele é muito mais perigoso e nocivo do que aquilo que come. Utilizar determinados produtos químicos na sua pele ou até mesmo no couro cabeludo pode, na verdade, ser bem pior do que ingeri-los. Quando você come algo, as enzimas da saliva e do estômago ajudam a degradar e eliminar esses químicos do seu corpo. No entanto, quando põe esses químicos na sua pele, eles são absorvidos diretamente pela corrente sanguínea sem nenhuma filtragem, indo diretamente para os seus órgãos. Uma vez que esses químicos encontram um caminho no seu corpo, eles tendem a acumular-se no decorrer do tempo porque você não tem as enzimas necessárias para degradar esses mesmos elementos.

Segundo o Environmental Working Group, estima-se que 1 entre 5 cosméticos pode estar contaminado com agentes cancerígenos e a sua pele deve ser um motivo de preocupação, fundamentalmente porque é o maior órgão do organismo que desempenha muitas funções protetoras, tais como:
- ajudar a manter a temperatura do corpo;
- ajudar a eliminar detritos através da transpiração;
- ajudar o seu sistema imunológico a protegê-lo contra vírus e bactérias, evitando infecções;
- enviar feedback sensorial para o seu cérebro, para que possa reagir às condições perigosas que o rodeiam;
- fornecer o habitat adequado para bactérias boas, mantendo o seu delicado equilíbrio líquido;
- produzir vitamina D fundamental para a sua saúde;
- proteger os órgãos internos contra agressões e infeções, tornando-se na nossa defesa mais importante.

Assim é mais fácil perceber como a pele é vital para a manutenção da sua saúde. Tendo em conta a habilidade da mesma em absorver muito do que coloca sobre ela, é importante que se informe sobre o produto que está a usar.

Então como deve escolher os produtos que usa?

Nem sempre os produtos que se intitulam como naturais ou orgânicos são as melhores escolhas, já que nem sempre são 100% naturais, apenas contêm uma percentagem de ingredientes orgânicos. Algumas marcas simplesmente usam ingredientes derivados de fontes naturais, mas são altamente processados e contêm compostos sintéticos e derivados petroquímicos.

Quais os ingredientes que deve mesmo evitar?

- Laureato de Sódio: é encontrado em 90% dos produtos de higiene pessoal. Além de lesar a barreira de hidratação da pele, levando ao ressecamento e envelhecimento precoce, como penetra facilmente na pele, pode permitir que outros químicos também tenham o acesso facilitado. O laureato de sódio combina-se com outros químicos e transforma-se numa nitrosamina, um potente cancerígeno.
- Para Benzeno: os estudos ligam-no ao cancro por desequilibrar as hormonas e alterar o sistema endócrino.

- Óleo Mineral, Parafina e Petrolatum: estes derivados de petróleo comprometem a pele como um plástico,  obstruindo os poros e criando um ambiente que promove o aumento de toxinas. Podem desacelerar o desenvolvimento celular, criando sinais precoces de envelhecimento. Além disso, promovem o desequilíbrio hormonal.

- Acrelamida: encontrado em diversos cremes faciais. Está correlacionado com tumores mamários.

- Propilenoglicol: pode causar dermatites e irritação na pele e inibe o crescimento celular. Está correlacionado com problemas renais e hepáticos.

- Ácido Carbólico Fenol: encontrado em diversas loções e cremes para a pele. Pode causar colapso circulatório, paralisia, convulsões e até mesmo coma.

- Dioxano: muito comum em produtos de higiene pessoal, ele normalmente é escondido em ingredientes como PEG, polissorbatos, laureato, álcool ethoxylato. Frequentemente esses químicos estão contaminados com altas concentrações de compostos voláteis, como o 1,4 – dioxano, que é facilmente absorvível pela pele.

- Tolueno: derivado do petróleo e alcatrão de carvão este elemento é encontrado em muitas fragrâncias sintéticas. Exposição crónica, correlacionado com anemia, dano hepático e renal. Pode afetar o desenvolvimento do feto caso esteja grávida.
Faça uma revisão aos produtos que tem em casa e deite já fora todos os que tiverem algum destes compostos.É muito importante que esteja consciente do que usa na sua pele e procure o melhor para a sua saúde usando produtos que não contenham estes ingredientes.