A pele dos seios é muito fina e frágil, sem músculos e repleta de tecido adiposo. Devido a essas características, um dos problemas que esta epiderme mais enfrenta é a perda de elasticidade e a consequente flacidez provocada por fenómenos como a variação de peso e gravidez. Por isso, esta zona do corpo femininino requer uma série de cuidados indispensáveis que devem começar por uma profunda hidratação, pela prática de exercício e por uma alimentação adequada.

Os exercícios que fortalecem os seios

A atividade física realizada, pelo menos, três vezes por semana, ajuda bastante a combater a flacidez. A melhor opção é a natação, independentemente do estilo que escolher. Através dela, exercitará os grupos musculares superiores e inferiores. "Também os exercícios localizados ou até mesmo a musculação, o chest press, o peck deck e o cross over dos ginásios são os melhores aparelhos, constituem verdadeiras maravilhas", refere a nutricionista Iara Rodrigues.

Aumente o peito sem cirurgia com a aplicação de gel de ácido hialurónico. As vantagens explicadas por um cirurgião plástico
Aumente o peito sem cirurgia com a aplicação de gel de ácido hialurónico. As vantagens explicadas por um cirurgião plástico
Ver artigo

Mas, atenção, não existem exercícios milagrosos que façam aumentar o peito. "A solução passa por exercitar os músculos que sustentam os seios e desta forma dar a impressão de mais volume", aconselha a especialista. Estes exercícios localizados ajudam apenas a levantar os seios, refirmando-os. Por isso, não se entusiasme se os vir maiores. "É que, quando os músculos peitorais, que dão sustentação aos seios, são trabalhados, eles aumentam de volume, dando a impressão de que o peito é um pouco maior e mais empinado. É importante, contudo, não ter uma expetativa exagerada quanto aos resultados, já que a genética não se consegue mudar", sublinha Iara Rodrigues. Além das glândulas mamárias, os seios são como um saco de gordura revestido de pele.

"Por essa razão, se eles forem muito flácidos, a atividade física consegue apenas melhorar", explica a nutricionista. Lembre-se ainda de que não deve entrar a matar. Deve começar com pesos ligeiros numa fase inicial e ir, depois, aumentando o peso gradualmente. E também nunca se esqueça de fazer aquecimento antes dos exercícios e dos alongamentos no final, duas etapas essenciais. Deve complementar a atividade física com o uso de dermocosméticos refirmantes.

A alimentação que valoriza o peito

Os alimentos que consome podem ajudar a cuidar dos seus seios, pelo que Iara Rodrigues, nutricionista, recomenda a ingestão de:

- Alimentos ricos em vitamina A

Necessários para uma pele saudável, por dentro e por fora, devem fazer parte da sua dieta regular. Estes constituem um antioxidante com grande poder refirmante e protege contra as infecções. "A melhor fonte alimentar encontra-se na gema de ovo, no fígado de vaca ou de vitela, no óleo de fígado de bacalhau, na cenoura, na abóbora, na manga, no pêssego, no tomate, nos espinafres, na salsa e nas acelgas", salienta Iara Rodrigues, especialista em nutrição.

- Alimentos ricos em zinco

De acordo com a nutricionista, "é primordial na síntese das proteínas [essenciais para a firmeza dos tecidos] e para o sistema imunológico. As principais fontes são de zinco são os cogumelos, o gérmen de trigo, os cereais, as nozes e o leite, apesar de existirem outras", esclarece a especialista.

- Alimentos ricos em vitamina C

Esta é um potente antioxidante que atua na formação do colagénio. "Encontrará essa vitamina nos morangos, nos quivis, nas laranjas, nos brócolos e nas couves, sobretudo na portuguesa, na lombarda, na de coração, no repolho e na couve-flor", refere Iara Rodrigues.

- Alimentos ricos em vitamina E

São recomendados pelas suas propriedades refirmantes e antienvelhecimento. "Como vitamina lipossolúvel [solúvel em lípidos], obtém-se através de alimentos mais gordos como o azeite, o amendoim, o salmão, a sardinha e o atum ou ainda em outros alimentos, como as sementes, por exemplo, as ervilhas e os feijões", recomenda Iara Rodrigues.

- Outros alimentos a privilegiar

A nutricionista aconselha ainda três alimentos-chave. "Os amendoins, pelo seu elevado conteúdo em niacina e ácidos gordos insaturados, são essenciais para uma boa saúde celular. A manga, pela sua riqueza em vitamina A, também é recomendada. A sua carência produz secura e descamação da pele", justifica. "Acrescento ainda as favas. Estas leguminosas exercem uma ação protetora sobre a pele devido ao facto de conterem niacina e ácido pantoténico", refere.

Os cuidados a ter com o sutiã

O sutiã ocupa um papel essencial na manutenção da beleza do peito feminino. Antes de optar por um determinado modelo, deve ter alguns aspetos em consideração. Use um sutiã de acordo com o seu tamanho e que segure perfeitamente toda a zona. Há que considerar o tamanho da copa e do contorno e a forma que melhor se adapta ao seu peito. Tenha ainda cuidado com os silicones e com os recheios incorporados em alguns sutiãs para aumentar o tamanho.

Muitos não deixam respirar bem a pele delicada da zona. Sempre que fizer exercício físico, use um sutiã desportivo que aguente toda a sessão sem se deslocar ou desprender. Se tiver tendência a alergias na região mamária provocadas pelo uso de sutiãs sintéticos ou de renda, prefira peças de algodão, que não retêm a transpiração. E, se o problema agravar, o dermatologista pode indicar-lhe uma pomada que acalme a irritação. Existem várias à venda.

Texto: Fernanda Soares

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.