A extraordinária combinação dos alfahidroxiácidos (AHA), vitamina C e substâncias ativas refirmantes promovem um efeito lifting e uma luminosidade imediata da pele. Com um efeito instantâneo, o rosto fica com um aspeto tonificado e radioso. Este cuidado facial pode ser aplicado isoladamente ou como complemento de outros cuidados anti-idade.

Passo a passo
Inicia-se com um ritual de boas-vindas. A pele é limpa com produtos à base de esqualeno, óleo de amêndoas, manteiga de karité, betaglucano e água do mar atomizada. Com discos de algodão aplica-se depois o ácido preparador à base de ácido cítrico, arginina (faz parte das proteínas, tem um papel importante na divisão celular, cicatrização de feridas, etc.), péptidos e deixa-se absorver.

É aplicada a solução peeling onde se mistura um pó de vitamina C com a base de um creme delicado ou intensivo, de acordo com o tipo de pele (delicado – pele sensível e jovem e intensivo – peles mais resistentes), à base de ácido glicólico, ácido cítrico, acido láctico e arginina. Deixa-se o produto atuar durante 20 minutos, ao mesmo tempo que recebemos uma massagem de reflexologia vietnamita.

É removido o produto com uma toalha quente e aplicado o neutralizador à base de arginina. Prossegue-se com uma massagem no rosto com o creme de recuperação com extrato de uva, óleo de jojoba e óleo de canola. É preparada depois a máscara bifásica tensora de alginatos e uma vez colocada no nosso rosto e pescoço deixa-se a repousar 15 minutos, durante o tempo de espera recebemos uma massagem relaxante no pescoço, ombros e braços.

A máscara é removida e termina-se com a aplicação de um sérum tensor lifting com proteínas de trigo, ceramidas, ciclodextrinas, ácido hialurónico, vitamina E e óleo de arroz, no rosto, pescoço e decote.

Versão flash
Cuidado lifting flash, ideal para noivas ou para festas ou sempre que se necessita de ter uma aparência melhorada e cuidada, em apenas 30 minutos. Inicia-se com um ritual de boas-vindas, prepara-se depois a máscara bifásica tensora, que é aplicada no rosto e pescoço e deixa-se a repousar durante 15 minutos. Decorrido este tempo, a máscara é removida e termina-se com a aplicação de um sérum tensor lifting no rosto, pescoço e decote.

Saiba mais na próxima página

Poder esfoliante dos alfahidroxiácidos
Os alfahidroxiácidos são componentes naturais, derivados de alimentos, utilizados nos cuidados da pele, nomeadamente nos cuidados faciais no combate às rugas e ao fotoenvelhecimento, devido à sua capacidade hidratante. Altamente concentrados (50-70%) e com um pH baixo, atuam como esfoliantes, muito utilizados em peelings químicos.

A aplicação cosmética atual dos AHA baseia-se no seu poder humectante, esfoliante e flexibilizante. Estudos realizados em peles fotoenvelhecidas constataram uma melhoria fisiológica e estrutural que supera os efeitos nocivos ocasionados pelos raios ultravioletas. Os AHAs também podem ser sintetizados em laboratório.

Embora geralmente seguros, os alfahidroxiácidos podem irritar alguns tipos de pele, levando a vermelhidão. Também aumentam a fotossensibilidade cutânea, tornando a pele mais sensível a danos provocados pelo sol (pigmentação, queimaduras, etc.). Por esta razão, nunca se deve utilizar um AHA sem um mínimo de proteção SPF 30.

Alfahidroxiácidos

Ácido glicólico
O mais utilizado, deriva da cana-de-açúcar.
Ácido láctico
Deriva do leite. É mais leve e tende a ser menos irritante do que o ácido glicólico, tornando-se ideal para peles sensíveis.
Ácido cítrico
Derivado dos citrinos (laranja, limão, etc.).
Ácido málico
Derivado das maçãs e pêras.
Ácido tartárico
Derivado das uvas.
Ácido mandelic
Derivado de amêndoas.

Profissional: João Fernandes
Fotografia: Dior
Agradecimentos: Yin Yang Space, Charneca da Caparica; Comfort Zone, Susana de Matos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.