Existem sete “famílias olfactivas” estabelecidas pelo Comité Français du Parfum e de entre estas existe subclassificações.

Uma das famílias olfactivas mais importantes na perfumaria feminina é a Floral, assim designada por a sua estrutura assentar num só tipo de flores – lavanda, flor de laranjeira, capuchinho, jasmim, mimosa, rosa, por exemplo -, ou alicerçado num generoso bouquet floral.

Os perfumistas, com uma liberdade de criação e expressão excepcional podem enriquecer os bouquets florais com notas aromáticas verdes, frutadas, especiadas ou aldéhydes.

Não há limite para a imaginação olfactiva e o resultado é perfeito quando o nez tem experiência e sensibilidade. E ele, pode crer, está sempre em estado de alerta – juntando ou separando notas aromáticas.

As fragrâncias florais têm o condão de fazerem despertar o desejo de passear por um jardim em época de floração, de conviver com a Natureza. Casam bem com romantismo e feminilidade.

Ao longo dos tempos, as mulheres fizeram muitas vezes “perfumes artesanais” de flores. Quem não se lembra das águas de lavanda, rosa ou flor de laranjeira “produzida”pelas nossas avós? Simples, ecológicas, deliciosas e…bio. Muito actuais.

Este ano foi pródigo em essências florais. Chloé, Givenchy, Estée Lauder apostaram em composições de grande riqueza e romantismo.

Descubra-as. Experimente. Vale a pena.

Saiba mais na próxima página

Chloé Eau de Fleurs Lavande


Aroma Intemporal

As flores estão no coração da Maison Cloé desde a sua criação. Com a Eau de Fleurs Lavande, criada pela perfumista Domitille Bertier, assinala-se o regresso à autenticidade, às matérias-primas nobres, excepcionais.

Mas não só. Eau de fleurs Lavande, traz consigo um mundo muito feminino, uma forma única de conjugar romantismo e androgenia, de deixar a natureza no seu estado natural “namoriscar” com o requinte elevado ao extremo, de fazer rimar inocência e insolência.


O design dos frascos respeita os conceitos da Maison Chloé: requinte, simplicidade, sofisticação…luxo. Elegância intemporal. Nem mais nem menos que um frasco de vidro com linhas depuradas, encimado por um cubo de metal.
Evanescente, pura e delicadamente amadeirada, a lavanda dá origem a um aroma original e aveludado, com um toque de androgenia que pode seduzir os homens…

Em suma, um “Floral – amadeirado”, a não perder.

Saiba mais na próxima página

Private Collection Jasmine White Moss


Luxo e elegância
Private Colletion Jasmine White Moss de Estée Lauder, uma fragrância em que o amor e paixão estão presentes. O amor de Estée Lauder e Aerin Lauder por perfumes, pela Arte nas suas diversas vertentes.

“Era uma vez uma formula para perfume que ficou inacabada nos laboratórios International Flavours Fragrances. Tinha uma referência - #546AQ - e fora pensada por Estée Lauder como um aroma que deveria transmitir uma frescura cintilante, uma sofisticação que só os produtos de autor possuem…”, poderia ser o início da história.


Resultado? Um “Floral - Verde – Chipre” a conhecer! O frasco de Private Colletion Jasmine White Moss, inspira-se no mundo privado de Estée Lauder, onde havia sempre um lugar para o azul e branco. A tampa destaca-se pela beleza das pedras semi-preciosas embutidas – jade branco, lápis-lazúli, ágata negra e azul, madrepérola….
Passaram os anos e, ocasionalmente, a fórmula foi descoberta por Aerin que por ela se apaixonou. Decidiu completar o perfume e, para isso, recorreu à mais moderna tecnologia e aos mais requintados ingredientes importados de França. Aerin testou diversas nuances de Jasmim e Musgo Branco. Nota a nota, acorde, acorde… até alcançar a harmonia ideal.

A realçar que as pedras seleccionadas para a tampa de cada frasco são diferentes, tornando cada peça única.

Saiba mais na próxima página

Givenchy Rosacentifoglia de Marroco

 

Feminina e sedutora 

“… Rompe o dia na província de Khemisset, os campos de rosas despertam com os trabalhadores que se preparam para a “colheita”. O sol particularmente generoso e as elevadas temperaturas desta planície perto de Casablanca contribuem para que a Rosa Centifoglia cresça em abundância… 20 hectares. A ”colheita” de 2009 é preciosa devido às condições climatéricas favoráveis: temperatura amena e brisa moderada….”

Very Irresistble Rosa Centifoglia de Marrocos, de Givenchy, edição Harvest 2009, uma Eau de parfum que elege como ingrediente chave a Rosa Centifoglia a que se juntam as notas aromáticas do anis estrelado, do mel e da pimenta. Para que a fragrância faça um apelo aos sentidos e prolongue no tempo a sensação de envolvência e bem-estar, foram acrescentadas os aromas da baunilha e do patchouli.


O frasco, de linhas sóbrias e lineares, surge acondicionado num estojo sofisticado, como de uma jóia rara se tratasse.
O resultado, revela uma fragrância muito feminina, sedutora, moderna. Uma edição especial com venda exclusiva em El Corte Inglês.

Maria Fernanda Diniz

http://fragrancias.blogs.sapo.pt/

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.