Esta arte, para além de estudar a anatomia do rosto e do corpo, tem também em atenção a personalidade e o dia a dia da pessoa. A maquilhagem e o cabelo podem mudar por completo a imagem, e numa transformação a moda não pode ser o único fator a ter em conta, porque afinal nem todos ficamos bem de franja.
Antes de escolher um corte de cabelo, uma coloração, o design das sobrancelhas e até mesmo a maquilhagem, é preciso analisar os aspetos fisionómicos da pessoa, levando em conta o formato do rosto, as feições, os gestos, a cor da pele e também considerar a personalidade, a profissão e os gostos pessoais.
Todos os detalhes são importantes no que toca a aperfeiçoar a imagem para um ar mais moderno, aprazível mas, acima de tudo, com um cunho pessoal enorme.
Rosto oval
Rosto redondo
Rosto quadrado
Rosto triangular
Saiba mais na próxima página
Já um cabelo com movimento reflete dinamismo, se for mais ondulado reflete sensualidade, mas os cachos relembram muitas vezes personagens infantis. Devemos ter ainda em conta o tempo que a pessoa se demora a arranjar. Se tem o cabelo mais ondulado e vai optar por um visual que exige um cabelo esticado tenha em consideração o tempo que terá de perder para ter o visual escolhido. O mesmo se aplica à maquilhagem.
Rosto redondo
Rosto quadrado
Rosto triangular
Saiba mais na próxima página
É importante a profissional aconselhar a cliente sobre quais os diversos produtos de maquilhagem que deve ter sempre consigo, para que consiga fazer uma maquilhagem flash, rápida e perfeita. A maquilhagem flash consiste numa maquilhagem que pode ser feita por todas as mulheres e que tem um efeito natural, sem ser necessário usar muitos utensílios:
Pó bronzeador três em um
Lápis de olhos
Máscara de pestanas
Batom
Todos estes princípios são extensíveis ao vestuário. Não adianta andar na moda se não se sente confortável, e muito menos se não se está a realçar os pontos fortes. Uma imagem adequada à nossa personalidade, corpo, feições, emprego, e vida em geral, pode abrir-nos portas que, até então, se encontravam fechadas.
Fotografia: Yves Saint Laurent
Agradecimentos: Strazzera Image, Lisboa
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*
Comentários