Como pouco se fala sobre esta pele e truques para a maquilhar, deixamos aqui alguns para vos ajudar.

Comecemos por 2 produtos indispensáveis, e que fazem toda a diferença nas peles mais escuras:

- Corretor
- Iluminador

Para uma boa maquilhagem, tenha uma boa luz branca (e NÃO amarela), o mais idêntica à luz solar possível.

Ao contrário das peles brancas, o primeiro produto a colocar, após a hidratação da pele, é o corretor. Só depois deverá ser aplicada a base. Caso contrário, a pele fica com manchas cinzentas.

A cor do corretor a usar varia entre o laranja e o vermelho (Não se assustem! As pessoas de pele branca devem usar corrctor verde em áreas vermelhas da cara!). Quanto mais escura a pele, mais vermelho, e com mais concentração de pigmentos vermelhos, deve ser o corretor. O corretor deverá ser aplicado nas zonas com sombra, como à volta das narinas, e que apresentam uma cor cinzenta.

A pigmentação vermelha irá criar o balanço na cor, tornando-a uniforme. Se aplicar corretor castanho em cima da pele africana, esta não irá neutralizar as zonas cinza. Quando a pele absorve a base, essas áreas acabam por ficar em evidência. O corretor vermelho neutraliza.

É normal que com o calor e o vapor (do banho, por exemplo) a pele fique, temporariamente, cinzenta. É por isso que o corretor é tão importante!

Saiba mais na próxima página

Zonas onde aplicar o corretor
- Cantos dos olhos (faça uma letra C em todo o exterior dos olhos. Desde a maçã do rosto às têmporas)
- Bico e cantos dos lábios (zonas com sobra)
- Queixo (covinha por baixo do lábio)
- Linha do rosto (para quebrar o efeito sombra, que depois faz sombra - passo a redundância - para o rosto, tornando-o mais pesado)

A base deverá ser aplicada em pequenos toques (palmadinhas). Primeiro, coloque um pouco de produto na mão, e só depois no rosto. Assim, irá evitar excessos. O corretor deverá ser aplicado de igual forma.

A base deverá ser aplicada de dentro para fora.

No final da maquilhagem, aplicar iluminador no bico do lábio.

Estreitar o nariz
Deverá aplicar iluminador na cana do nariz, em cima, junto aos olhos, até meio do nariz (consoante o mesmo). Colocar na zona que se quer salientar, como na parte achatada. O iluminador irá "elevar" o nariz!

Cores ideiais
Tons ideais para olhos: dourados e cores vivas (roxos, verdes, etc), e metálicos.

A cor ideal de blush deverá ser como a do corretor: entre terra cota e vermelho. Quanto mais escura a pele, mais vermelho.

O lápis para os olhos deverá ser sempre preto. O castanho não se vê.

Disfarçar os lábios muito grossos
Aplique baton nos lábios normalmente. No final, dê um toque (literalmente) de gloss brilhante apenas no centro dos lábios (não nos lábios todos). Cria-se a ilusão de lábios mais claros no centro e mais escuros nos rebordos. NUNCA aplique lápis escuro!

Ana Pena
www.facebook.com/anapenaconsultoradeimagem
anapenaconsultoradeimagem@gmail.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.