Desenvolvido para os fios de cabelo mais claros, ou seja, loiros, brancos e grisalhos, o champô roxo ajuda a neutralizar e a matizar o tom mais amarelado que tende a aparecer devido à exposição solar, cloro da piscina ou a banhos muito quentes depois de uma descoloração. Tal acontece por causa da oxidação, mas este champô serve para modificar isso, ou seja, vai agir como uma mistura de cores onde o tom amarelado vai contrastar com a cor roxa proporcionando a neutralização dos pigmentos dourados, resultan do na redução do amarelo. No entanto, é importante reter que o champô, apesar de tirar o tom amarelado, não tem a função de descolorante.

Relativamente aos outros tipos de cabelo, o produto pode ser usado por quem queira reavivar a cor e não quer recorrer a tintas ou tonalizantes, no entanto, o resultado é bem mais moroso. No que concerne aos cabelos brancos ou grisalhos, é preciso alguma cautela, uma vez que o uso abusivo do champô pode deixar reflexos e até madeixas roxas no cabelo. Caso ele não funcione de todo, pode ser devido às caraterísticas do seu cabelo, como a cor ou serem fios de cabelo muito finos onde o pigmento não consegue entrar.

Assim sendo, saiba como deve ser usado para não sofrer nenhum tipo de dissabor:

1º Preferencialmente use 1 vez por semana, caso costume lavar o cabelo quase todos os dias. O seu uso deve ser moderado.

2º No banho, deixe atuar durante algum tempo o champô no cabelo (por norma cada marca tem estipulado a sua utilização), enxague muito bem e use o condicionador a seguir.

3º Este champô resseca muito os fios do cabelo por isso, é conveniente que os hidrate consideravelmente, com máscaras por exemplo, sempre que o usar.

Em suma, não o use em excesso, não clareia e lembre-se que o champô serve para prolongar a cor e não alcançar o tom que quer.