Proveniente da técnica milenar que concentra o cuidado com o corpo e a mente, a ayurveda é sem dúvida uma das técnicas mais antigas do mundo. Iniciada entre a Índia e o Paquistão, esta tem como objetivo ir mais além do que apenas juntar o cuidado da beleza do corpo com a mente. Por exemplo, ela define se o seu metabolismo está equilibrado e determina que isso está a acontecer, então a parte externa do seu corpo vai representá-lo. Basicamente é um sistema que tem como foco prevenir ao invés de curar.

Nesta técnica é ainda possível observar diversas classificações que tem como objetivo ajudar a perceber quais os ingredientes necessários para ter uma vida equilibrada com o seu corpo. Os doshas são a combinação entre os aspetos físicos, mentais, sociais e emocionais, unidos aos elementos que configuram a vida, ou seja, a água, o fogo, o ar, a terra e também o espaço. Dentro dos doshas é ainda possível encontrar o Vata, o Pitta e o Kapha, que o vão ajudara descobrir os tratamentos necessários para se manter em equilíbrio.

Beleza

A junção desta técnica com a beleza dá-se no momento em que consegue equilibrar o seu corpo e começa a cuidar dele na forma certa. Aqui a importância dos produtos utilizados passa a ser nula, comparada com a forma como cuida dele. A beleza ganha assim um papel fundamental na medicina ayurvédica, tornando-se um experiência de prazer, que torna a vida mais equilibrada e sem stress.

Prática

Para colocar esta técnica em prática, associando-a com a beleza, basta seguir algumas rotinas bastante comuns na beleza ayurvédica.

1º Desintoxicação

Para fazer esta desintoxicação é necessário que use um óleo natural, como por exemplo o de coco, que possa ser usado entre as gengivas e os dentes e bocheche-o durante vinte minutos. Além de desintoxicar a boca, vai estar também a branquear os dentes e a eliminar bactérias.

2º Esfoliação

Esta é ideal para limpar e retirar todas as toxinas que estão espalhadas no seu corpo, como é o caso das células mortas. É também ideal para estimular a circulação da pele.

3º Exercício

Não existe nada melhor para equilibrar o corpo e a mente do que fazer exercício. Opte por exercícios que tenham como objetivo alongar e acalmar o seu sistema e note diferenças na sua beleza exterior e também interior.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.