Os cosméticos estão cada vez mais eficazes. Muitos já alisam, esticam, suavizam e iluminam a pele, garantindo resultados um pouco mais duradouros do que em décadas precedentes. O segredo está nas suas fórmulas, desenvolvidas cientificamente, que recorrem a ingredientes avançados e eficientes para combater as marcas da passagem dos anos. Descubra, de seguida, sete dos mais utilizados um pouco por todo o mundo.

1. Ácido hialurónico

É um polissacarídeo que se encontra na matriz intercelular dos tecidos cutâneos. Tem uma importante função na estrutura da pele, sendo responsável pela sua elasticidade. Retém em seu redor uma grande quantidade de água, que dá volume aos tecidos.

2. Biosferas de colagénio

São compostos bioassimiláveis que penetram nas camadas superficiais da epiderme. Quando entram em contacto com as moléculas de água da pele, incham e multiplicam o seu tamanho por nove, aumentando o volume da estrutura cutânea a partir do interior.

3. Argireline

Este princípio ativo fabricado a partir de quatro aminoácidos reproduz o efeito do botox. Inibe a ação dos neurotransmissores responsáveis pela contração muscular, mas sem bloquear completamente a sua ação, como acontece com a toxina botulínica. Graças a este relaxamento muscular, a profundidade das rugas é reduzida.

4. Extrato de caviar

O caviar contém substâncias nutritivas, chamadas vittelus, formadas, principalmente, por fosfolípidos, constituintes essenciais das membranas celulares. Aplicados sobre a pele, estes elementos estimulam, regeneram e renovam as estruturas celulares.

5. Pro-Xylane

Trata-se de uma molécula de origem vegetal que, graças às suas pequenas dimensões, consegue penetrar até à derme, contrariando a degradação da estrutura cutânea. Devido à sua ação densificadora intensiva, devolve à pele a tonicidade e a firmeza da juventude.

6. Extracto natural de soja

Exerce duas ações sobre o sulco da ruga. Uma ação biomecânica que reeduca os fibroblastos e que restaura a sua capacidade tensora e uma ação biológica que reactiva a produção de colagénio e elastina, melhorando a tonicidade e elasticidade da pele.

7. Retinol

É considerado o campeão antirrugas. Já utilizado na cosmética desde o início dos anos da década de 1990, o retinol, vitamina A em estado puro, continua a ser considerado um dos melhores ingredientes antirrugas. Porquê? Porque duplica a produção natural de colagénio, fibra que suporta a epiderme e constitui 70% dos tecidos cutâneos.

Para além disso, aumenta a regeneração celular, restaurando a estrutura celular. As suas vantagens não se esgotam, no entanto, aqui, uma vez que o retinol também melhora a eslasticidade da pele e previne a flacidez.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.