Devemos sempre dizer a verdade ao nosso parceiro. A sinceridade ajuda a fortalecer a confiança e a proximidade na relação e a mantê-la, mas esta situação pode ser mais facilmente gerida se os casais mantiverem aquilo a que muitos especialistas chamam um «balanço emocional positivo», se estiverem ligados e apoiados mutuamente e não existir um clima emocional negativo, apontam também.

«Reserve tempo adequado e um local com privacidade em que o seu parceiro poderá gerir  a informação e reagir emocionalmente», aconselha Fernando Lima Magalhães, psicólogo clínico e psicoterapeuta, habituado a ser confrontado com este tipo de dúvidas comportamentais. «De forma amigável, sugira que precisa desabafar algo que vai ser difícil de ouvir», aconselha.

«Assuma a responsabilidade pelo que aconteceu e descreva o sucedido de forma pausada, sem culpar ou acusar outras pessoas ou fatores», continua. Aceite que a outra pessoa pode reagir mal, podendo sentir uma forte mágoa e angústia, sendo necessário não lutar ou reagir neste momento e aguardar um tempo. Posteriormente, é importante saber ou aprender a reconstruir a confiança na relação.

Foque-se nos seus próprios sentimentos em vez de se desculpabilizar. Diga, por exemplo, frases como «Sinto-me triste ou frustrado por… » ou «Estou a sentir-me mal por eu…», adaptando-as à sua realidade. Não deve censurar ou acusar o parceiro com afirmações «Se tu fosses diferente…» ou «Se tivesses outro comportamento…», pois isso leva a mais conflitos e deceções.