Será que foi incómodo? Achou a outra pessoa interessante? A outra pessoa achou-me interessante? Ficou contente por ter tido a conversa? Está na hora de esquecer todas estas dúvidas e focar-se no presente.
Quer iniciei uma conversa num evento, esteja no começo de uma amizade com alguém que conheceu numa festa, ou simplesmente numa conversa de elevador, existem algumas dicas e formas de tornar estes momentos mais positivos e orgânicos. No Felizes.pt explica-nos como vencer situações mais difíceis.
1. Seja corajoso, preocupe-se menos
Mesmo que seja desconfortável, seja corajoso e avance sem medos. A pessoa provavelmente vai gostar de si mais do que pensa, e os dois vão acabar por gostar deste momento também mais do que tinha inicialmente idealizado. Não tenha medo de falar com alguém que, à primeira vista, seja diferente de si. Quando temos uma conversa com alguém com uma visão da vida diferente da nossa, essa pode ser uma experiência bastante enriquecedora e interessante.
2. Seja curioso
Faça perguntas. Geralmente, as pessoas que fazem mais perguntas são mais apreciadas e acarinhadas pelos seus parceiros de conversação do que as pessoas que fazem menos perguntas e estão apenas preocupadas em falar sobre si mesmas. Uma pergunta pode ser o início de uma conversa ou simplesmente a chave para que ela continue. Já ouviu a expressão “Perguntar não ofende”? Tenha-a sempre presente consigo nestas situações.
3. Não tenha medo de quebrar padrões
Esqueça as perguntas aborrecidas (qual a sua profissão, onde mora, entre outras) e elabore perguntas que farão o seu parceiro de conversa pensar, isto poderá tornar o momento bastante mais envolvente. Quer sejam perguntas, respostas ou afirmações, seja sempre você mesmo. As pessoas esperam que seja autêntico para terem a coragem de ser elas mesmas também.
4. Faça elogios
Fazer um elogio desvia o foco para o outro e faz com que a outra pessoa se sinta bem. Quando se trata de ansiedade em iniciar a conversa com pessoas que não conhecemos, tendemos a estar muito na nossa cabeça, a pensar demasiado no que estamos a fazer mal. Nesses momentos, concentrar a atenção na outra pessoa pode ajudar a relaxar.
5. Falem sobre algo que ambos têm em comum
Pelo menos uma coisa têm em comum, estão no mesmo espaço e tempo. Mas não tenha medo de escavar um pouco mais e encontrar coisas mais interessantes para dizer: talvez sejam do mesmo sítio, talvez tenham algum amigo em comum, talvez até tenham interesses semelhantes. Temos a tendência de subestimar as nossas diferenças, quando talvez sejamos mais parecidos do que pensamos, só não sabemos se não perguntarmos!
6. Não tenha medo de falar com desconhecidos
Quanto mais falar com desconhecidos, mais facilmente aprenderá a ter uma boa conversa. Afinal de contas, não conhece a pessoa, é possível que nunca mais se voltem a cruzar. Utilize estes momentos para aperfeiçoar as suas skills e confiança. Uma situação destas pode suscitar algum medo de rejeição social - que a pessoa não reaja de forma positiva ou o ignore. Mas alguns estudos comprovam exatamente o contrário, as pessoas estão mais predispostas a começar um diálogo, quando iniciado por outra pessoa.
7. Não deixe que os momentos constrangedores o deitem abaixo
Não se iluda, o mais provável é que ao início a conversa seja constrangedora e que sinta que é forçada. Mas, à medida que a conversa continua, o momento começa a fluir e acaba por se tornar uma conversa verdadeira e honesta. O importante está em não desistir, persistir e não se deixar ir abaixo com um início desconfortável. As melhores conversas surgem quando menos esperamos.
Com as táticas certas de conversação, alguns truques e sugestões de linguagem corporal, aproximar-se de novas pessoas é uma habilidade que qualquer pessoa pode dominar. Não se deixe levar pelo medo e comece já a treinar com a pessoa que tem ao seu lado. Em três, dois, um, agora.
Comentários