Desculpas - Se querem manter uma relação saudável e estável devem responsabilizar-se pelos erros e pelos atos de cada um, em vez de colocar sempre a culpa no outro. O “Desculpa mas...” deve ser evitado a todo o custo, já o “desculpa” sincero e o “desculpar” da outra parte, devem fazer parte da relação, mas sempre quando é genuíno e verdadeiro.
Até se costuma dizer “As desculpas não se pedem, evitam-se”, por isso façam o máximo para seguir este lema na vossa relação. No entanto, sempre que necessário é preciso engolir o orgulho e pedir desculpa.

Críticas negativas – As críticas devem ser partilhadas com o objetivo de melhorar determinados aspectos, atitudes ou como resolução de algum problema. Além disso, devem tentar também criticar positivamente e elogiar os aspetos positivos.

Discussões passadas – Estar sempre a discutir e a relembrar os erros do passado não é bom para ambos e a verdade é que só serve para desgastar a relação. Todas as situações, problemas e atitudes devem ser resolvidas e esclarecidas no momento. Nesta dica podemos acrescentar "Águas passadas não movem moinhos".

Partilha de informações – Já diz o ditado “Entre marido e mulher não se mete a colher”, por isso também não deve partilhar situações mais íntimas de casal ou confidências do seu parceiro com amigos ou familiares. Há segredos que devem ficar apenas entre o casal, no entanto, há certas situações em que os familiares e amigos podem ajudar a resolver.

Independência – Para manter uma relação saudável é necessário que cada elemento tenha a sua independência e a sua individualidade. Não é bom para a relação que um dos elementos viva à sombra e em função do outro. É necessário terem os vossos momentos juntos, bem como sozinhos e com os amigos e familiares de cada um.